Setide promove fórum com construtores, engenheiros e arquitetos

Desenvolvimento Econômico e Inovação, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, participou quinta-feira, 15/6, do Fórum de Discussão promovido pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide) voltado a construtores, engenheiros e arquitetos da cidade. O evento aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, no Km 18.

No encontro foram abordados temas como geração de emprego na construção civil, automação do antigo Departamento de Uso do Solo (DUS), que se tornou recentemente Secretaria Executiva de Licenciamento, Cadastro Imobiliário e Controle do Uso do Solo, e políticas públicas voltadas à mulher.

“A ideia desse encontro é apresentar a esses setores algumas ações do governo, como as desenvolvidas na geração de emprego e renda, as políticas para as mulheres e o emprego da tecnologia na Administração Pública para agilizar o trabalho das secretarias. O trabalho ágil e transparente facilita essa interlocução entre o setor público e o privado”, disse o secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Luciano Camandoni.

Rogério Lins agradeceu a presença de profissionais do setor e falou dos esforços da Administração para tornar Osasco uma cidade cada vez mais próxima dos anseios e necessidades de seus munícipes. “Queremos ter um governo cada vez mais transparente e ágil nas realizações, o que é bom para o cidadão e para as empresas. O objetivo desse encontro é esse, facilitar a vida de quem empreende e gera emprego na cidade”.

Também participaram do fórum os secretários Sérgio Di Nizzo (Governo), Gelso Lima (Emprego, Trabalho e Renda), Débora Lapas (Políticas Públicas para Mulheres e Promoção da Diversidade) e Eder Máximo (Planejamento e Gestão), além do juiz da Vara da Infância e Juventude de Osasco, Dr. Samuel Karasin.

Eder Máximo falou sobre a discussão (em fase de recebimento de sugestões da sociedade civil) de revisão do Plano Diretor da cidade. Gelso Lima explanou sobre algumas ações direcionadas à qualificação profissional, pela própria Administração ou em parceria com instituições; intermediação de mão de obra e geração de emprego e renda; e programas como o Osasco Integra (voltado à qualificação e oportunidade de emprego para imigrantes e refugiados, mulheres vítimas de violência doméstica, egressos do sistema prisional e jovens em cumprimento de medidas); e o Começar (para jovens entre 18 e 25 anos e população em situação de Rua, entre outros) e o Passe Emprego (para pessoas desempregadas que precisam se locomover para entrevistas de emprego, após encaminhamento às empresas feito pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda).

Débora Lapas falou de um projeto de sua secretaria, o “Elas Constroem”, que visa a qualificação de mulheres para atividades na construção civil. “A ideia é inseri-las na construção civil, na área de acabamento, por exemplo, no assentamento de piso, pintura. Estamos estudando parceria com o Senai para essa capacitação. E da nossa parte, queremos visitar as obras conversando com os homens, falar da importância do papel da mulher na sociedade, dizer que precisam ser respeitadas e que eles as acolham e as recebam com respeito nesses ambientes de trabalho, que sabemos que ainda são predominantemente comandados por homens”.