SECRETARIA DE CULTURA

foto-osasco
claudio-da-locadora

Titular: Cláudio Henrique da Silva

Cláudio Henrique da Silva nasceu em Cuité, na Paraíba (PB). Chegou em Osasco em 1982, com apenas seis anos de idade. Durante anos atuou no ramo do comércio e participou ativamente de diversos eventos beneficentes na cidade e região.

Cláudio aproximou-se de empresários locais e moradores da zona Norte, desenvolvendo, em paralelo, um olhar humanitário e democrático. Essa participação é que fez aumentar seu apreço pelo trabalho social.

Inaugurou uma vídeo locadora no Jardim Baronesa, sendo que a palavra “Locadora” agregou tanto à sua vida, que resolveu aderi-la como sobrenome. Hoje, é popularmente conhecido como “Claudio da Locadora”.

Entrou para a vida pública e foi eleito vereador por quatro mandatos consecutivos por Osasco. Sempre figurou entre os vereadores mais bem votados. Também teve a maior votação da zona norte do município, como vereador.

Nas quatro legislaturas atuou como 2º vice-presidente da Mesa Diretora. Em 2021 Cláudio foi convidado pelo chefe do Executivo para encarar um novo desafio em sua jornada política, assumindo a Secretaria de Cultura de Osasco.

Atribuições:

– Promover a cultura na cidade e estabelecer uma política cultural que norteia as ações dos artistas e produtores da cidade

– Inserir Osasco no roteiro cultural paulista

– Amplia o acesso à cultura, levando aos bairros, principalmente aos da periferia, manifestações e expressões artístico-culturais

– Divulga o trabalho dos artistas e produtores osasquenses, dando-lhes a oportunidade de expor seus trabalhos e oferecendo-lhes espaços para a manifestação de suas habilidades artísticas

– Revela novos talentos e oferece a eles oportunidade de desenvolverem suas habilidades potenciais. Este trabalho é focado, principalmente, nos meios mais carentes, antes sem acesso às atividades culturais.

Biblioteca Pública Monteiro Lobato (Centro) 

Endereço: Avenida Marechal Rondon, 260 – Centro 

Contatos: (11) 3685-1648 / 3682-2711 

Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

A Biblioteca possui ainda um auditório com capacidade para 80 pessoas, um Salão Multiuso para exposições de arte e instalações. 

Serviços  

– Telecentro (acesso gratuito à Internet, por 45 minutos, com agendamento). Revistas e jornais para leitura. Hemeroteca com encartes de revistas e recortes de jornais, organizados em pastas temáticas. Mangateca, acervo oriental e em Braile para consulta. 

– Empréstimo de Livros – Para moradores de Osasco e servidores públicos mediante cadastro.  

Documentos exigidos: RG, 1 foto 3×4 recente e comprovante de residência;
Funcionários públicos devem apresentar Carteira Funcional;
Menores de 16 anos devem trazer Declaração de Responsabilidade assinada pelo responsável.
Podem ser emprestadas até duas (2) obras, por um período de duas semanas, que pode ser prorrogado por igual período. Obras em Braile podem ser emprestadas para pessoas cadastradas e com deficiência visual. 

– Extensão Cultural: programação cultural mensal com exposições, palestras, círculos de cultura, cursos e oficinas organizados pela BPML ou por terceiros, no Auditório e no Salão Multiuso. Atividades com declaração de horas para estágios culturais ou atividades acadêmico-científico-culturais. Visitas monitoradas com contação de histórias para grupos, escolas de educação infantil, do ensino fundamental, ensino médio, EJA, organizações não governamentais. Direcionamento de pesquisas em parceria com professores de escolas públicas e particulares.  

É necessário agendar atendimento junto ao setor de Extensão Cultural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

No momento, o local está fechado para o público. 

 

Biblioteca Municipal Heitor Sinegaglia (zona Sul) 

Além dos espaços destinados à leitura, pesquisas e estudos, dispõe de um hall para realização de exposições e eventos diversos, saraus, contação de histórias, entre outras atividades. 

Endereço: Praça Sabanta n°98 – Olaria do Nino 

Inscrição: apresentar documento com foto e comprovante de endereço.  

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h 

Equipamento fechado para o público devido à reforma.  

 

Centro de Eventos Pedro Bortolosso (Sede da Secretaria da Cultura) 

É um local destinado para eventos de médio e grande porte como feiras, shows musicais, festas, formaturas, casamentos, convenções, palestras, espetáculos, festas corporativas, entre outros. 

Endereço: Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – KM 18 

Contato: (11) 2182-1180 

E-mail: centrodeeventos@osasco.sp.gov.br  

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h 

Locação do Centro de Eventos – Produtores culturais e demais interessados na locação deverão dirigir-se à sede da Secretaria de Cultura, durante a semana, das 8h às 17h, e apresentar documento com foto e a solicitação de utilização do espaço, feita por meio de entrega de Ofício contendo todas as informações sobre o evento que será realizado. A taxa de cobrança será a combinar.  

O Centro de Eventos está temporariamente fechado para visitação devido à reforma. 

 Escola de Artes César Antônio Salvi 

Complexo de formação artística criado em 1967 pelo artista plástico Joel de Godoy. Abrange as áreas da música (violão popular e erudito, canto coral, técnica vocal e teoria musical), dança (ballet, dança contemporânea e dança do ventre), artes cênicas (iniciação ao teatro e iniciação a linguagem clown) e artes visuais (desenho, caricatura, introdução à pintura e à escultura, xilogravura, história da arte, ateliê avançado e artesanato).  

Oferece cursos totalmente gratuitos semestrais e anuais. Conta ainda com uma sala de espetáculos, o Teatro Nivaldo Santana, com 130 lugares. 

Endereço: Rua Tenente Avelar Pires, de Azevedo, 360 – Centro 

Contato: (11) 3682-5955 

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h 

 

Teatro Nivaldo Fidelis de Santana – “Escola de Artes César Antônio Salvi” 

A escola abriga as apresentações de seus alunos e docentes, bem como produções artísticas e tem agregado o Teatro Nivaldo Santana, com capacidade de 130 lugares. A utilização do Teatro Nivaldo Fidelis de Santana é feita mediante Edital de Utilização, elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura, conforme lei e decreto de regulamentação do uso. 

Endereço: Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360 – Centro 

Contatos: (11) 3682-5955 e 3699-1490 

E-mail: escoladeartes@osasco.sp.gov.br  

Taxa: As cobranças de taxa de utilização seguem o Decreto Municipal que estabelece o valor em UFMO (taxa de medida estipulada anualmente pelo governo municipal) de acordo com atividade e horário de ocupação. 

Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 22h 

 

Espaço Cultural Grande Otelo 

Um dos mais completos espaços para eventos culturais da região oeste. Dotado de moderna infraestrutura, tem capacidade para 126 espectadores e todos os recursos para espetáculos de teatro, música, dança e exibição de filmes. 

Após a reforma o espaço passará a atender também atividades de cinema, artes cênicas e eventos diversos. 

Endereço: Rua Dimitri Sensaud de Lavaud, 100 – Vila Campesina 

Contato: (11) 3699-5618 

O Espaço Grande Otelo está temporariamente fechado devido à reforma.
 

Museu Dimitri Sensaud de Lavaud 

O chalé em estilo europeu, construído pelo banqueiro Giovanni Bricola, abriga o Museu de Osasco. Na casa também morou o inventor e aviador Dimitri Sensaud de Lavaud que, em 1910, construiu um aeroplano e realizou o primeiro voo na América do Sul, em Osasco, em um avião que ele mesmo projetou e que foi da Avenida dos Autonomistas até a Rua João Batista, próximo ao museu). No acervo do museu estão documentos, obras de arte, fotos, livros e objetos que mantêm viva a história da cidade. 

Endereço: Avenida dos Autonomistas, 4001 – Jardim Alvorada 

Contato: (11) 3654-3108 

Equipamento fechado para visita ao público devido processo de restauro.  

 

Teatro Municipal de Osasco 

O mais moderno teatro da região tem capacidade para 410 lugares e, além de espetáculos de teatro e música, abriga importantes eventos como festivais de dança e artes cênicas. 

Endereço: Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Campesina 

Contato: (11) 3685-9596 

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h 

A utilização do espaço se dá através de edital de utilização, elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura, conforme lei e decreto de regulamentação do uso. 

Taxa: As cobranças de taxa de utilização seguem o Decreto Municipal que estabelece o valor em UFMO (taxa de medida estipulada anualmente pelo governo municipal) de acordo com atividade e horário de ocupação. 

O Teatro está temporariamente fechado para visita ao público devido à reforma. 

 

Centro Cultural e Esportivo Portal D’ Oeste 

Programas e ações culturais, práticas esportivas, lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho. 

Endereço: Rua Dr. Miguel Campos Junior s/n – Portal D´Oeste 

Inscrição: apresentar documento com foto e comprovante de endereço 

Horário de atendimento: das 8h às 17h  

O Centro Cultural está fechado para reforma.  

 

Centro Cultural Vicentina 

Equipamento fechado para visita ao público devido à reforma 

Rua Antônio Russo, 531 – Jardim Roberto 

Contato: (11) 3655-0379 

 

CEU das Artes Yolanda Apparecida Avelino Ribeiro 

O projeto CEU DAS ARTES tem o objetivo de integrar num único espaço programas e ações culturais, práticas esportivas, lazer, formação, qualificação para o mercado de trabalho e serviços socioassistenciais, além de políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. É um espaço para promoção da cidadania e a efetivação de direitos individuais e coletivos, em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. 

Endereço: Rua Antônio Jacinto Rangon n°45 – Jardim Bonança 

Contato: (11) 3656-1941 

Horário de atendimento: das 8h às 21h  

CEU das Artes Camila da Silva Rossafa 

O projeto CEU DAS ARTES tem o objetivo de integrar num único espaço programas e ações culturais, práticas esportivas, lazer, formação, qualificação para o mercado de trabalho e serviços socioassistenciais, além de políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. É um espaço para promoção da cidadania e a efetivação de direitos individuais e coletivos, em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. 

Contato: (11) 2670-7019 

Endereço: Rua Nelson Mandela, s/n – Jardim 1º de Maio 

Horário de atendimento: das 8h às 21h  

 

Objetivo Geral da gestão da Secretaria da Cultura de Osasco

Formular e implementar políticas públicas visando a excelência na preservação do patrimônio cultural, no estímulo a produção artística e na garantia de acesso aos bens culturais para a população de Osasco em toda a sua diversidade.

Princípios da Secretaria da Cultura

Democratização, participação cidadã, transparência e publicidade, ética e moralidade, eficiência,inter-setorialidade, transversalidade, impessoalidade, legalidade,solidariedade, urbanidade, respeito, alegria, hospitalidade, dinâmica,versatilidade, pontualidade e assiduidade, economicidade, pluralidade,excelência, eficácia, humildade, franqueza e lealdade.

 

Diretrizes da Secretaria da Cultura

– Democratizar as ações da Secretaria, levando em conta a participação da sociedade civil nas decisões acerca das atividades culturais da cidade.

– Descentralizar as ações da Secretaria, propiciando inclusão social e conhecimento.

– Estabelecer diálogo permanente com os movimentos artísticos, culturais e sociais

– Elaborar política de fomento a economia da cultura na perspectiva da organização, formalização,legalização de empreendimentos artísticos, assim como no estímulo da criação e consumo de bens artístico-culturais.

– Buscar excelência nas ações artístico-culturais e da secretaria como um todo

– Resgatar a cultura popular e contribuir com a construção da identidade cultural da cidade, através das ações desenvolvidas pela secretaria

– Garantir o registro e dar publicidade às manifestações culturais da cidade e às ações desenvolvidas pela secretaria

– Garantir o registro e dar publicidade aos atos administrativos da secretaria.

 

S e c r e t a r ia   d a  C u l t u r a

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km18
CEP: 06194-025 – Tel.: (11) 2182-1180

Não há nenhum projeto com data pré fixada e os programas estão em revisão para a retomada cultural.

Projeto Guri

Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. É um empreendimento sócio-cultural que consiste na socialização através da música, visando à formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de 8 a 18 anos, as terças e quintas-feiras.

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Fone: 3684-0064

Atendimento de terça e quinta

Núcleo Sebastian

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Osasco e o bailarino Sebastian, garoto propaganda da rede de lojas C&A. Voltado à crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, tem na dança o elemento propulsor para o desenvolvimento artístico e sócio-cultural dos participantes.

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Fone: (11) 4193-6392

Acesse aqui os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal

Endereço: Avenida Visc. de Nova Granada, 513

Contato: (11) 2183-6199

E-mail: expediente.sc@osasco.sp.gov.br

Skip to content