Escola de Gestão e Desenvolvimento do Servidor
A EGDS – Escola de Gestão e Desenvolvimento do Servidor está vinculada ao Departamento de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Administração e tem por finalidade implantar a política de valorização, desenvolvimento e capacitação dos servidores municipais da Administração Direta.
Missão
Promover, no âmbito individual e coletivo, por meio de práticas pedagógicas colaborativas, a capacitação e a valorização dos servidores públicos municipais da Administração Direta.
Visão
Ser reconhecida pela paixão, solidez curricular e criatividade em disseminar conhecimentos e saberes, por meio de diversas metodologias e estratégias inovadoras e participativas, afim de capacitar os servidores municipais e alinhá-los com os ideais da Administração, promover qualidade de vida e bem-estar no ambiente institucional e valorizá-los para que se sintam integrados à gestão pública, como parte fundamental no alcance da excelência na prestação dos serviços à população.
Valores
Foco no desenvolvimento das potencialidades institucional e humana do servidor;
Compromisso com os princípios éticos, administrativos e com o plano de gestão;
Respeito às instituições, lideranças, pessoas e suas individualidades e diversidades, coletividade;
Qualidade pedagógica na seleção de conteúdos, parcerias e metodologias aplicadas;
Inovação na busca de soluções criativas e colaborativas adotadas na gestão do conhecimento.
Eixos
A Escola de Gestão e Desenvolvimento do Servidor, sempre baseada nas diretrizes da gestão municipal, desenvolverá de forma inclusiva e acessível a política de valorização, desenvolvimento e capacitação dos Servidores Públicos municipais, alicerçada em 4 grandes eixos:
I) INTEGRAR os servidores à estrutura, cultura e valores da gestão municipal, desenvolvendo sua identidade funcional, seu senso de pertencimento e colaboração com aqueles que compõem a administração pública;
II) CAPACITAR os servidores para o desempenho das suas funções, afim de auxiliar no atingimento dos objetivos de cada área e alcançar a excelência na prestação dos serviços;
III) DESENVOLVER permanentemente as habilidades profissionais e pessoais dos servidores, buscando alinhamento com os objetivos e metas da gestão, motivação interna, competências de liderança e satisfação no ambiente de trabalho;
IV) VALORIZAR os servidores como agentes protagonistas da transformação pessoal e da modernização da gestão pública municipal, refletindo na sua qualidade de vida e bem-estar.
I – propor e gerenciar programas, projetos, eventos e atividades de capacitação, desenvolvimento e valorização, de forma presencial ou a distância, permanente ou pontual, por meio de articulação com os demais órgãos da Administração;
II – propor normas e estrutura referentes à organização e ao funcionamento das atividades desenvolvidas pela EGDS;
III – pesquisar e analisar as demandas das diversas Secretarias e organismos da Administração Direta para elaboração de planos específicos e setoriais de capacitação;
IV – organizar, coordenar e implementar programas e projetos de capacitação, educação e formação continuada e desenvolvimento profissional de servidores;
V – consolidar um programa permanente de capacitação e qualificação profissional e gerencial, integração e valorização, abrangendo todos os níveis hierárquicos para que servidores desenvolvam suas habilidades e competências para aprimoramento profissional em sua área atuação;
VI – captar, propor e celebrar convênios e parcerias, internas e externas, com instituições e universidades públicas e privadas, escolas de governo, órgãos e entidades públicas, a fim de disseminar o conhecimento institucional, aprimorando programas e projetos de capacitação, educação continuada, formação e atualização profissional de servidores que atuam na Administração Direta Pública Municipal;
VII – pesquisar as necessidades de treinamento e desenvolvimento, bem como analisar as demandas das diversas secretarias e demais órgãos da Administração Direta;
VIII – fomentar e disseminar as atividades de Ensino a Distância – EaD, disponibilizando conteúdo e acesso on-line;
IX – capacitar e instruir os gestores na aplicação dos instrumentos avaliativos sobre Avaliação de Desempenho e Avaliação do Estágio Probatório, a fim de apoiar na implantação e execução das políticas de avaliação adotadas pela Administração;
X – propor e desenvolver um modelo de avaliação de Clima Organizacional, abrangendo todos os níveis hierárquicos, visando coletar e apresentar dados, para recomendação de ações de melhoria para a qualidade de vida e bem-estar do servidor no seu ambiente de trabalho;
XI – fomentar a cultura de inovação, incentivo à modernização de processos, procedimentos e equipamentos, por meio de ações voltadas para a identificação e implementação das melhorias sugeridas pelos servidores em cada Secretaria;
XII – organizar e coordenar o banco de servidores e colaboradores voluntários, do programa Educador Institucional;
XIII – manter sistemas de informação, arquivamento e cadastro dos participantes, certificados, inscritos, cursos, parceiros, documentos físicos e digitais, e demais atividades inerentes à área de atuação;
XIV – instalar, organizar e manter biblioteca disponível para acesso aos instrutores e demais servidores municipais.”
Abrangência | Base Legal | Ano | Órgão | Descrição |
Federal | Constituição Federal | 1988 | Escola de Governo | Dispõe que a União, Estados e Distrito Federal manterão escolas |
de governo para a formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos. | ||||
Artigo nº 39 (*) | ||||
Municipal | Lei | 2011 | Fundo Municipal de Valorização dos Servidores | Dispõe sobre a criação do FMVS – Fundo Municipal de |
Valorização dos Servidores do município de Osasco. | ||||
Municipal | Lei Complementar | 2020 | Escola de | Disciplina e estabelece a arquitetura organizacional e |
Desenvolvimento | administrativa da estrutura de pessoal da hierarquia superior | |||
n° 389 (*) | do Servidor | da Administração Direta do Executivo Municipal de Osasco. | ||
Municipal | Lei Complementar | 2021 | Escola de Desenvolvimento | Disciplina e estabelece a arquitetura organizacional e |
do Servidor | administrativa da estrutura de pessoal da hierarquia superior | |||
n° 392 (*) | Fundo Municipal | da Administração Direta do Executivo Municipal de Osasco. | ||
Municipal | Lei | 2021 | Altera a Lei nº 4.490 e assegura recursos do FMVS – Fundo | |
n° 5.154 (*) | Fundo de Valorização dos Servidores | Municipal de Valorização dos Servidores do município de Osasco, para a EGDS. | ||
Municipal | Decreto | 2022 | Escola de Gestão e Desenvolvimento do Servidor | Altera o Decreto nº 11.302 de 16 de junho de 2016, que |
nº 13.297 (*) | criou a Escola de Governo de Osasco. |
Auditório com capacidade para 40 pessoas, sala de coordenação, sala do administrativo, recepção com sala de espera, biblioteca, copa, banheiro acessível e elevador no prédio.
Treinamentos, Palestras e Workshops
Em 2021 e 2022, a EGDS Osasco retornou as atividades, sempre respeitando as recomendações sanitárias, com as palestras de Ambientação para os servidores ingressantes na PMO.
Atividades | Realização | Carga Horária |
Treinamento Aspectos Básicos da Administração Pública – módulo I | EGAP | 4 h |
Treinamento Aspectos Básicos da Administração Pública – módulo II | EGAP | 4 h |
Workshop para Apoios de Pessoal | DEDS | 12 h |
Treinamento Aspectos Básicos da Administração Pública – – módulo III | EGAP | 4 h |
Treinamento: Noções básicas de tabelas e planilhas eletrônicas | DEDS | 24 h |
Treinamento: Atendimento ao público | Denis Dantas do Carmo PMSP | 15 h |
Treinamento: Segurança do servidor no ambiente de trabalho – GCM | Escola de Formação da GCM | 12 h |
Palestra: Acidentes do Trabalho na Secretaria de Educação | DEDS / NHST | 3 h |
Palestra: Eficiência na Administração Pública | Escola de Contas – TCMSP | 4 h |
Concurso Interno Cultural de Desenho Infantil | DEDS | 4 h |
Evento: Feira de Troca de Livro | DEDS | 9 h |
Cases de sucesso
1º Concurso Interno Cultural de Desenho Infantil
O concurso interno cultural de desenho infantil teve como público-alvo crianças de 07 à 12, filhos ou tutelados de servidores da PMO. O objetivo do concurso foi proporcionar às crianças contato com o trabalho dos servidores, oferecendo oportunidade para integração e valorização da vida em família, incentivando a reflexão e o diálogo da importância do papel do servidor público na transformação da sociedade por meio do tema: “Servidor público, trabalhador que transforma a cidade”.
Todos os participantes puderam comparecer ao evento de premiação e contou com a participação da Cia de Teatro Os Tocáveis, Canil da Defesa Civil e colaboração da SEGOV, Fundo Social de Solidariedade e de empresas e instituições privadas.
Feira de Troca de Livros
A feira de troca de livros teve como objetivo reunir servidores leitores, possibilitar a interação entre eles, despertando e estimulando o hábito da leitura através da circulação de livros novos e usados. Durante os três dias do evento foram expostos mais de 500 livros de diversos gêneros, desde clássicos da literatura a best-sellers. Com muita interação, o evento foi bem recebido pelos servidores o que gerou mais de 400 trocas de exemplares.
Novidades em breve
Endereço: Avenida Dionysia Alves Barreto, 99 3º andar – Vila Osasco
Telefone: (11) 3652-9561
WhatsApp: (11) 94128-4344
E-mail: egds.sa@osasco.sp.gov.br
Expediente: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h