Osasco encerra atividades do 17º abril Indígena

Promoção da Igualdade Racial

Texto: Francine Maia
Imagens: Caio Henrique

Com o tema “Pelos Direitos Indígenas nas Aldeias e na cidade!”, o 17º abril Indígena de Osasco foi encerrado no domingo (21/4), com o Encontro dos Povos Indígenas, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso.

Durante o encerramento, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e com participação da Associação Pankararés, Fórum Indígena e Conselho Indigenista Missionário, realizou diversas atividades, como exposição de artesanatos, culinária tradicional, cantos e danças indígenas.

“Para nós indígenas, esse evento é muito importante, porque quando nós nos juntamos, o nosso povo, a nossa energia se fortalece muito e também é um prazer receber as pessoas que estão ao nosso lado, porque gostam da gente”, disse a cacique Alaíde Xavier Feitosa do povo Pankararé que, atualmente, tem 38 famílias residentes em Osasco.

Alaíde também explicou que a Dança dos Praiá visa “receber, abençoar e agradecer os alimentos que serão consumidos naquele momento”, já a Dança do Toré “é o momento em que todos podem dançar juntos, para recarregar as energias, até os não-indígenas”.

A Semana dos Povos Indígenas foi instituída no Calendário Oficial de Osasco, por meio da Lei Municipal 4.538 de 2012, e tem o objetivo de reconhecer e celebrar a diversidade dos povos originários do Brasil.

Celebrado em todo o território nacional em 19 de abril, desde 1943, o Dia dos Povos Indígenas busca preservar a história da população nativa. Com a importância em reunir os povos originários, a secretária designada da Seppir, Deise Ventura, salientou a presença de convidados que vieram visitar Osasco. “Estamos com várias etnias aqui, munícipes e os povos que vieram de outras aldeias prestigiar o evento”, disse.

Durante o abril Indígena, houve a Feira de Artesanato no Osasco Plaza Shopping, que expôs e vendeu itens da cultura indígena, como maracás, colares, brincos e cocares a preços acessíveis.