Osasco recebe projeto Hamburgada na Rua

Texto: Francine Maia
Imagens: Caio Henrique

Pela primeira vez, Osasco recebeu a Hamburgada do Bem, Organização Não Governamental (ONG) que realizou uma edição especial dedicada a adultos moradores em situação de rua no domingo (21/4), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Miguel Vieira Ferreira, no Jardim Piratininga.

Com o apoio da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social, a ação denominada Hamburgada na Rua atendeu das 7 às 16 horas, mais de 270 conviventes dos serviços de acolhimento da cidade, como o Centro POP, os Serviços de Acolhimento Adulto Central, Feminino e Família do Rochdale, Adulto Masculino, além de moradores em situação de rua que ao longo da semana foram convidados a participarem  das atividades.

“Hamburgada do Bem é um projeto para crianças e o Hamburgada na Rua é para atender pessoas em vulnerabilidade que envolvem comunidades, centros de acolhida e a própria rua. Hoje aqui em Osasco temos 250 voluntários e vamos ofertar dois  hambúrgueres com batata por convivente, refrigerante e água à vontade, sorvete e salada de frutas, além de diversas atividades ao longo do dia”, explicou o líder da Hamburgada na Rua, Bruno Russo.

Ao se inscreverem, os voluntários automaticamente fazem uma doação que financia a estrutura do evento, toda a alimentação das pessoas em situação de rua, o café da manhã e hambúrguer. Os voluntários se dividem em apoio (responsáveis pela execução da recepção, organização e acompanhamento da doação de roupas e dos kits de higiene); cozinha (responsáveis pela produção dos hambúrgueres, batata frita, bebidas e distribuição); interação (responsáveis pelas atividades de integração entre voluntários e pessoas em situação de rua) e serviços (equipes direcionadas a profissionais ou estudantes de medicina, biomedicina, enfermeiros, veterinários, dentistas, barbeiros, cabeleireiros, manicure e recursos humanos).

Além do consumo dos lanches que dão nome ao projeto, houve atendimento odontológico e podologia, entrega de roupas e kits de higiene, barbeiros e cabeleireiros e atividades recreativas, com jogos de tabuleiro, xadrez, karaokê e bingo, além da elaboração de currículos para indicação de cursos e vagas de emprego.

SegUndo a ONG, o projeto visa muito mais que a entrega de itens de necessidade básica, mas uma verdadeira interação, levando amor e gerando um dia inesquecível para todos os participantes.

O secretário da SAS, José Carlos Vido, explicou a importante participação da Prefeitura de Osasco com funcionários das secretarias de Assistência Social, Saúde e Emprego, Trabalho e Renda, além da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO). “Temos diversos profissionais da administração municipal que já atuam com a população em situação de rua e tivemos o apoio logístico da CMTO que disponibilizou veículos para buscar as pessoas nos pontos de concentração e traze-las para a ação”, disse.

“Essa ONG frequentemente faz ações e Osasco foi escolhida dessa vez. Temos boas instalações, estamos usando a quadra, o Centro POP e toda a infraestrutura do CRAS, então a Prefeitura virou uma importante parceira nessa ação. Está sendo um dia diferenciado nas vidas dessas pessoas que já passam por diversos desafios e hoje estão recebendo carinho, lazer, estão cantando, dançando, participando de muitas atividades de recreação, então realmente é um dia completamente diferente e especial”, salientou Vido.

Sobre a ONG Hamburgada do Bem

A Hamburgada do Bem é uma ONG que nasceu em 2015 com intuito de levar amor, diversão e informação para crianças em comunidades carentes. Já atendeu quase 200 mil crianças em 6 países com mais de 80 mil voluntários participantes.

Além do eventos mensais, a Hamburgada do Bem atua no trabalho continuo com crianças e jovens de comunidades e já planeja seu primeiro instituto.

Do Hamburgada do Bem surgiram diversos projetos como Hamburgada na Rua, Sorriso de Amor e Fantástica Fábrica de Sonhos.