Primeiro bebê de 2021 na Maternidade Amador Aguiar é menina
Fotos: Divulgação
Nasceu às 5h15 do dia 1/1/2021 o primeiro bebê do ano da Maternidade Municipal Amador Aguiar. Licíneia Alves Soares deu à luz a Lorena, que nasceu com 3.435 quilos e 50,5 centímetros.
Desde 2017, a Maternidade Amador Aguiar, única que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Osasco, é hospital-escola e referência em gestações e partos de alto risco, designação concedida pelo Ministério da Saúde, além de ser uma unidade atrativa para profissionais que desejam se especializar em nascimentos humanizados e ter acesso a atendimentos ambulatoriais em instituições como a USP (Universidade de São Paulo) pelo Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública, Hospital dos Servidores Público Estadual e Hospital Pérola Byington.
A maternidade também é habilitada pelo Plano de Ação “Rede Cegonha” e ainda recebeu da Unicef o título de “Hospital Amigo da Criança”.
Atualmente a maternidade conta com UTI Adulto, leitos de UCI Neonatal, Casa da Mulher, Banco de Leite, Agência Transfuncional e ala de cuidados das mães de prematuros.
Na Maternidade Amador Aguiar, além do atendimento humanizado, mãe e bebê contam com leitos apropriados para abrigá-los. A maternidade também está dotada de UTI Neonatal, um espaço reservado para tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. Nem sempre os bebês internados nas UTIs neonatais estão doentes. Algumas vezes eles estão apenas crescendo e se tornando aptos para respirar, sugar e deglutir.
Em 2020, a Maternidade Amador Aguiar registrou entre 450 a 500 partos por mês.