Família Christensen é homenageada com exposição no teatro municipal

Texto: Marco Borba
Imagens: Fernanda Cazarini

Cerimônia realizada quinta-feira, 6/6, no Teatro Municipal Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Campesina), marcou a abertura da exposição Família Christensen e a História de Osasco, organizada pelas secretarias de Cultura e de Comunicação da Prefeitura de Osasco.

A exposição, no hall do teatro, fica no local por uma semana e depois segue para o saguão do Paço Municipal e na sequência para os Centros Educacionais Unificados (CEUs) do Jardim Bonança (Yolanda Aparecida Avenilo Ribeiro) e Primeiro de Maio (Camila da Silva Rossafa).  A entrada é gratuita.

Familiares e convidados, entre eles secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Rogério Santos, e o ex-presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter, participaram da cerimônia.

O chefe de Gabiente da Prefeitura, Fábio Grossi, representou o prefeito Rogério Lins. Ele entregou à matriarca da família, Lídia, e ao filho dela, o advogado Flávio Christensen, uma placa em homenagem à família, que contribuiu com a construção da história de Osasco.

Ao todo estão expostos sete painéis que contam a chegada dos Christensen a Osasco e também a história do desenvolvimento da cidade. Há ainda alguns itens do acervo da família, como uma edição da revista Manchete, de 1980, destacando a vinda do Papa João Paulo 2º ao Brasil. Jonas Christensen, já falecido, primo de Flávio, era maestro e regeu o coral de mil vozes que se apresentou para o Papa na Basílica de Aparecida, no interior do Estado.

A chegada da família Christensen ao Brasil ocorreu em 18 de novembro de 1895, quando Pietro Menarini, Emília Rampa e a filha, Dirce Menarini, vindos da Itália, desembarcaram do navio a vapor Fortunata Raggio, no Porto de Santos. Dirce casou-se com Pedro Christensen em 1915 e tiveram 11 filhos. Lídia, hoje com 90 anos, é a caçula e a única ainda viva.

Já são 128 anos de história, que começou na antiga Rua Dom Bernardo José de Lorena, nº 51, em Presidente Altino, primeiro endereço dos Christensen na cidade.

Os Cristensen participaram do movimento pela emancipação político-administrativa de Osasco, que se tornou município em 19 de fevereiro de 1962. A família está presente na Ordem dos Emancipadores de Osasco.

Na cerimônia, Flávio falou em nome da família e agradeceu as homenagens. “Nossa intenção é contar um pouco de história, porque a da família e a de Osasco se complementam. Estamos aqui há 128 anos. Contribuímos para a história da cidade e ela para a da nossa família. E isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Essa homenagem ficará eternizada no coração de nossa família. Somos muito gratos”.

A banda da CPA/M-8 da Polícia Militar se apresentou antes da abertura da cerimônia e brindou o público com diversos clássicos da música nacional e internacional. No repertório, sucessos eternizados nas vozes de Djavan e Stevie Wonder, entre outros.