Enxadristas osasquenses brilham em competições

Esportes

Texto: Giane Vieira
Fotos: Divulgação

No período de 22 a 30/06, os osasquenses Renato Quintiliano e Gabrielly Brito estiveram entre os cerca de 200 enxadristas do Brasil e América Latina que participaram do 8⁰ Aberto Internacional de Caiobá, no Paraná.

O grande mestre Renato Quintiliano foi o único enxadrista a fazer 8.0 pontos (7 vitórias e 2 empates). Ele ganhou 15 pontos de rating, aproximando-se da barreira dos 2.500 pontos, e já havia ganho a 1ª edição quando era mestre internacional, em 2015.

Gabrielly Brito atuou na equipe de arbitragem, ganhando três normas que lhe ajudarão na evolução da carreira como árbitra.

Segundo o mestre fide e coordenador da escola França Garcia de Osasco, Wagner Madeira, trata-se de uma das principais competições do país.

Os irmãos Galiano, da França Garcia, se destacaram na 3ª etapa do Circuito Escolar no Clube de Xadrez São Paulo. Vigand, de 7 anos, disputou a categoria sub-9 e ficou na quarta colocação. O seu irmão Brand, de apenas 5 anos, brilhou na categoria sub-7 e foi campeão com 100% de aproveitamento (5.0 pontos em 5 possíveis).

Henrique Muniz, 11 anos, jogou IRT na Hebraica, no final de semana, e voltou a se destacar: ganhou a categoria sub-20 e mais 96 pontos de rating. Somado aos ganhos a serem computados na lista de julho, ultrapassará em agosto mais uma barreira, a dos 1.900 pontos.

Renato Quintiliano, Gabrielly Brito e Henrique Muniz são representantes do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer.