Osasco lança aplicativos “Portal do Aluno” e “Portal do Professor”

Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanda Cazarini

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco lançou na terça-feira, 19/4, dois importantes aplicativos, o Portal do Aluno e o Portal do Professor, disponíveis em sistemas Android (Play store) e IOS (App store). O ato aconteceu durante o 1º Encontro dos Conselheiros de Gestão Compartilhada (CGC), realizado no auditório do Centro de Formação dos Professores, no Centro.

Pioneiro na rede municipal de ensino de Osasco, o aplicativo Portal do Aluno destina-se aos estudantes das escolas de educação infantil e ensino fundamental. Com ele, pais ou responsáveis poderão acompanhar o desempenho dos filhos, a frequência escolar, datas das provas, ver os comunicados tanto dos professores quanto da Secretaria de Educação, e até fazer solicitações como declaração de matrícula, transferência e Histórico Escolar.

O app dos professores – Portal do Professor – também oferece diversas funcionalidades e apresenta informações como nº de matrícula, data de nomeação, dados pessoais e formação, atendimento educacional, diário de classe (conteúdo programático, ficha do aluno, relatório de frequência e avaliação), entre outros.

Ambos os aplicativos fazem parte do processo de informatização e modernização das unidades educacionais e formam um canal de comunicação mais direto e participativo entre professores, gestores, alunos e famílias.

Durante a apresentação, o secretário de Educação, Cláudio Piteri, que na ocasião representou o prefeito Rogério Lins, ressaltou a importância que é ter ferramentas que facilitem o acesso à informação e forneçam maior aproximação e fortalecimento de laços entre pais e alunos, gestores e professores.

“Todos os dias saio de casa sabendo da dimensão que é nosso trabalho. São 73 mil alunos e quase seis mil professores se dirigindo para as nossas unidades escolares. A responsabilidade do trabalho da Secretaria de Educação e do governo, que é pautado na família, é tamanha. Ter ferramentas que facilitem o diálogo entre os atores educacionais e a administração traz muito mais eficiência, respeito e transparência ao processo de formação dos nossos alunos”, comentou.

Também participaram do lançamento o vice-presidente da Câmara Municipal, Josias da Juco, o secretário adjunto de Educação, José Toste Borges, a gerente do Conselho de Gestão Compartilhada, Gardênia Maria Ferreira da Silva, o gerente administrativo dos conselhos, Cleber F. Loureiro, e conselheiros.