Primeira Corrida Noturna de Osasco atrai participantes de outras cidades

  Esportes

 Texto: Marco Borba
Fotos: Fernanda Cazarini e Caio Henrique

A Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco promoveu quarta-feira, 19/2, dia em que a cidade comemorou 63 anos de emancipação político-administrativa, a Primeira Corrida Noturna de sua história. O evento reuniu centenas de corredores para a prova de 4 km (corrida e caminhada).

Os competidores (2.500 inscritos, além de outras dezenas que também participaram mesmo sem inscrição) partiram da Avenida Lázaro de Mello Brandão (em frente à Prefeitura), seguiram o trajeto até parte da Avenida Prefeito Hirant Sanazar, e retornaram para o ponto de largada.

O prefeito Gerson Pessoa, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa, os dois filhos do casal, secretários municipais e adjuntos também participaram da competição. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) receberam troféus e os demais, medalhas.

Mais do que simplesmente trazer bem-estar à saúde física e mental, a corrida também se mostrou um ambiente de celebração, interação social e solidariedade. As amigas Priscila Mello, 40 anos, Silvana Martins Pinheiro, 41, Maria da Luz, 50, e Janaina Mainardi, 42, há alguns anos fecharam uma espécie de “pacto” pelo incentivo umas às outras à prática esportiva.

Elas moram no Jardim Conceição, na zona Sul da cidade, e já participaram juntas de várias provas em Osasco, na capital paulista, e em outras cidades da Grande São Paulo, entre as quais a Corrida contra o Câncer de Mama, do Trabalhador, e das Mulheres.

“Achamos maravilhosa essa iniciativa, principalmente pelo fato de ser à noite, para amenizar os efeitos do calor, e também por ser gratuita, porque em outras a gente tem de pagar”, comentou Priscilla Mello.

A corrida atraiu participantes de outras cidades. Uma comitiva com 10 atletas veio de Alumínio. A prefeitura da cidade do interior paulista forneceu uma van para os competidores. “Somos um grupo de corredores da cidade e, quando soubemos, de imediato providenciamos as inscrições. Gostamos muito da iniciativa da Prefeitura de Osasco, porque o fato de ser gratuita já motiva muitas pessoas a praticarem atividade física”, disse Roberta Sebastião do Nascimento, auxiliar de Educação.

Durante a prova, foi possível notar a participação de pessoas das mais variadas faixas etárias. Alguns correram em família, a exemplo do casal André Alves Maia, 35, e Patrícia Correia Maia, 44, que levou o filho Augusto Correia Alves Maia, 9. “A gente só corre em parques ou nas ruas. É nossa primeira competição oficial. Trouxemos nosso filho para que ele pegue o gosto por atividade física desde pequeno”, disse o pai. A família mora no bairro City Bussocaba.

A competição contou com suporte do SAMU, com duas ambulâncias, médicos e enfermeiros, e também duas motocicletas. A enfermeria e coordenadora do SAMU Osasco, Erika Galdino, e o médico João Paulo Negretti, acompanharam a multidão com motos. “Em caso de necessidade, a gente aciona a equipe das ambulâncias”, disse Erika. A Guarda Municipal também colocou equipes no circuito das provas para garantir a segurança do público.

Ao longo do trajeto foram servidos copos de água aos participantes. No final da prova eles também receberam bananas e maças para repor as energias.

 

Classificação

Masculino

1º Kauê Orvalho de Almeida (13m12s)

2º Vagner da Silva Noronha (13m27s)

3º Thiago Cristovam (13min45s)

4º Lucas Augusto Silva Vieira (13m53s)

5º Kleber Souza Miranda (14m25s)

 

Feminino

1º Maria Silvania da Silva (16m55s)

2º Vanderleia Moraes de França (17m43s)

3º Maria Leite Emidia (18m03s)

4º Juliana Simões (18m47s)

5º Elisângela Paz de Camargo (18m55s)

Últimas postagens
Pular para o conteúdo