Osasco recebe 3ª etapa do Circuito Fisco Paulista de xadrez
Texto e foto: Giane Vieira
Nos dias 28/2 e 1º/3, Osasco sediou a 3ª Etapa do Circuito Fisco Paulista de Xadrez 2026, realizada na sede da AFRESP, no Jardim Adalgisa. O evento reuniu 154 enxadristas de diversas regiões do Estado.
A competição contou com participantes de todas as faixas etárias do infantil ao master (sub-8 ao 50), consolidando-se como um dos importantes encontros do calendário estadual da Federação Paulista de Xadrez. Entre os presentes estava Vinicius de Abreu Marques, presidente da Federação Paulista de Xadrez.
Representando o município, a Escola de Xadrez França Garcia levou 23 enxadristas para a disputa em diversas categorias. O MF Wagner Madeira, enxadrista osasquense, foi convidado especial e anfitrião da etapa, participando ativamente da competição e das premiações.
Outro destaque osasquense foi o professor Daniel Costa Santana, reconhecido pelo trabalho admirável de inclusão por meio do xadrez, atendendo pessoas com deficiência (PcDs), autistas, deficientes visuais e o público da terceira idade. Seus alunos também conquistaram importantes premiações em suas respectivas categorias.
Os atletas Gabrielly Brito, Pedro Maset, Cauã Santos e Daniel Costa participaram do evento e são representantes do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco.
“Parabéns aos nossos atletas e nosso reconhecimento especial às famílias, que estiveram presentes e abrilhantaram ainda mais o evento com seu apoio e incentivo”, destacou o secretário de Esporte, Thiago Borges.
Premiações individuais:
1º Lugar
- U08 – Brand Ritian Anahue Galiano
- F10 – Vigand Alenith Anahue Galiano
- F15 – Mariana Sampaio Santos
- FEM – Gabrielly Rodrigues de Brito
- S50 – Marcelo de Souza Dias
2º Lugar
- U10 – Diego Rafael Chahuares Chahuayll
- F15 – Lis Yumi Yoshida Maset (jogou na categoria Geral e conquistou 3,5 pontos)
- S50 – Laércio Lopes da Silva
3º Lugar
- U12 – Rafael Deizepe Cardoso da Silva
- U15 – Cauã Lopes Santos
- S50 – Fábio Ferreira Damasio
4º Lugar
- F15 – Joyce Abigail Chahuares Chahuayll
- U15 – Pedro Yuki Yoshida Maset
- ABS – Davison Soares Ribeiro
- S50 – Sérgio Mobaier
5º Lugar
- ABS – Daniel Costa Santana
6º Lugar
- F10 – Luiza Souza Santiago
- U10 – Sebastian Nael Toco Laura
7º Lugar
- S50 – Sidnei de Resende




