Osasco realiza Olimpíadas de Planejamento e discute sugestões de desenvolvimento para as próximas décadas

  Governo, Planejamento e Gestão

Texto: Marco Borba

Fotos: Caio Henrique, Fernanda Cazarini e Eduardo Cardoso

A Prefeitura de Osasco realizou nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, nas instalações do Centro de Desenvolvimento Esportivo (Rua Thomás Antônio Gonzaga, Jardim Cipava) as Olimpíadas de Planejamento, evento de integração com dinâmicas de grupo que reuniu o prefeito Gerson Pessoa, o vice, Lau Alencar,  secretários municipais, adjuntos e secretários executivos.

Como o próprio nome do evento sugere, os participantes tinham como missão  apresentar sugestões para a elaboração do Plano Plurianual da cidade (2026- 2029), que organizará todos os eixos, objetivos, ações, programas e metas voltados ao desenvolvimento da cidade para os próximos anos.

Mas a proposta vai mais além. Nas dinâmicas, tomadores de decisões e integrantes das diversas áreas técnicas administrativas também deram sugestões e apresentaram propostas de médio e longo prazos direcionadas ao futuro da cidade em diversos eixos de desenvolvimento para as próximas décadas (2025/2030; 2030/2040; e 2040/2050).

As sugestões visam ações em diversos setores, entre os quais Meio Ambiente (criar mais áreas arborizadas e formar cinturões verdes no entorno da cidade para minimizar as ondas de calor); mobilidade urbana (medidas voltadas à implantação e ampliação da frota de ônibus elétricos e ciclovias); ações na área da Saúde e Assistência Social, com o olhar voltado para a terceira idade, pois estudos e pesquisas mostram que em breve o país terá mais idosos que jovens; e novos investimentos em infraestrutura urbana visando preparar a cidade para as mudanças climáticas (com projetos voltados à continuidade no combate às enchentes e retirada de famílias de áreas de risco, entre outros).

As dinâmicas ocorreram em grupos e reuniram participantes de diferentes secretarias e secretarias executivas. Na sexta-feira, 31/1, antes da reunião dos grupos para a apresentação e discussão de propostas, os participantes assistiram a palestras feitas com o técnico do Vôlei Osasco, Luizomar de Moura (período da manhã) e o ex-jogador Marcelinho Carioca (à tarde). Em ambas as falas, os palestrantes focaram na importância da perseverança e do “trabalho em equipe” para a obtenção de resultados coletivos.

O encerramento ocorreu no sábado, 01/2, com o secretariado indicando os temas prioritários nos primeiros dias do governo, após seleção em uma lista com 174 projetos. As propostas escolhidas foram: Centro Integrado de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), Observatório da Cidade, Novo Paço Municipal, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nos equipamentos públicos, Ganha Tempo da Saúde, entre outros.

Ao final do encontro, o prefeito agradeceu a participação e sugestões apresentadas pelos grupos. “É com ideias inovadoras que vamos preparar nossa cidade para os novos desafios”.

Últimas postagens
Pular para o conteúdo