Osasco fecha julho com o melhor saldo de empregos do ano
Texto: Marco Borba
Imagens: Arquivo Secom
Osasco fechou julho com o melhor saldo de empregos em comparação com os demais meses do ano até agora. Foram 8.311 admissões (saldo de 1.136). Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Este ano (janeiro a julho) a cidade já contratou 58.156 pessoas. Novamente os setores que mais empregaram foram, respectivamente, serviço, comércio, construção civil e indústria.
A geração de novos empregos na cidade se explica não só pelo trabalho da Administração em políticas fiscais visando atrair novas empresas, mas também pelos investimentos em infraestrutura, como o recapeamento, nova iluminação pública com lâmpadas de LED, reforço na segurança com a contratação de novos guardas municipais, criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos do município e cursos de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho oferecidos pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, seja por meios próprios ou em parceria com instituições.
Somados, tais fatores contribuem para que as empresas se sintam mais seguras para investir na cidade, que tem a segunda maior economia no Estado e a sétima do País, segundo dados divulgados em dezembro do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O fato de Osasco estar geograficamente situada entre as principais rodovias do Estado, como Castello Branco, Anhanguera, Raposo Tavares e Rodoanel Mário Covas, também contribuiu para o interesse do setor privado na cidade em razão da maior facilidade para a logística quanto à chegada de insumos, produção, transporte e distribuição do produto já pronto para consumo.
Entre as empresas que escolheram Osasco para tocar seus negócios recentemente estão a Mercado Livre, iFood, Rappi e Mercadocar.