Osasco faz palestra motivacional sobre combate ao suicídio
Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, e a vice Ana Maria Rossi, participaram dia 22/9 de palestra motivacional promovida pela Secretaria Executiva da Infância e Juventude como parte das atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento aconteceu na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (antiga Sala Osasco), no Paço Municipal.
A palestra, direcionada aos servidores municipais, foi ministrada por Douglas Camargo, fundador do Movimento SCJ (Simplesmente Como Jesus) e do projeto “Inspire Alguém Hoje” que é voltado ao público jovem, abordando assuntos como depressão, autolesão, bullying, pensamentos suicidas e drogas.
Com o tema “Sorrir, abraçar, elogiar. Se colocar no lugar do outro. Viver o hoje” foram abordadas ações de valorização à vida e do como o ser humano é insubstituível.
Rogério Lins, três estagiários dos Anjos da Guarda Ambiental e um estagiário da Juventude Cívica de Osasco participaram de uma dinâmica em grupo, na qual cada um trazia consigo sentimentos únicos que, se perdidos, não recuperariam mais. A proposta foi conscientizar os presentes sobre a importância do eu, da vida, do hoje, da busca de ajuda em momentos difíceis.
Além da palestra, a prefeitura elaborou um vídeo institucional para o Setembro Amarelo 2021. Veja aqui
Sobre o suicídio
Considerado um problema grave de saúde pública, o suicídio requer atenção e prevenção. Segundo levantamento divulgado em junho pela Organização Mundial de Saúde (OMS), somente em 2019, 700 mil pessoas morreram por suicídio no mundo, o que representa uma pessoa a cada 100 mortes.
Com a pandemia, os números aumentaram 60%. O índice de mortes é maior entre jovens de 15 e 29 anos, onde o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. O estudo indica ainda que mais pessoas morrem por suicídio do que HIV, malária, homicídio e câncer de mama. Os motivos que levam alguém a cometer o suicídio são os mais diversos, mas os mais comuns são transtornos mentais e psicóticos, depressão, abuso de drogas e o alcoolismo, esquizofrenia, fim de um relacionamento, entre outros.
Atendimento
A atenção à saúde mental, a identificação e avaliação de razões que podem levar alguém ao suicídio feitas com cautela e precocemente podem evitar um suicídio. O atendimento e prevenção ao suicídio é o melhor caminho. Saiba onde procurar ajuda:
• CVV (Centro de Valorização da Vida)
Ligue: 188 (gratuito) 24h/dia, de qualquer linha telefônica fixa ou celular
https://www.cvv.org.br/
• Pronto-Socorro Pestana
Casos de emergência
Avenida General Pedro Pinho, 1250 – Pestana
Telefone: 3685-0651
• CAPS Adulto
Atendimento a pessoas com mais de 18 anos em sofrimento psíquico intenso.
Horário: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Sport Club Corinthians Paulista, 191 – Km 18
Contatos: 3682-7274/3681-9254
E-mail: capsfeliciogaspar.ss@osasco.sp.gov.br
• CAPs Álcool e Drogas
Atendimento a pessoas com mais de 18 anos em sofrimento psíquico intenso em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas
Horário: 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Anhanguera, 348 – Jardim Piratininga
Contatos: 3687-8549
E-mail: capsad3.ss@osasco.sp.gov.br
• CAPs Infantojuvenil
Atendimento a crianças e adolescentes até 18 anos incompletos em sofrimento psíquico intenso e ou em uso atual e abusivo de álcool e outras drogas
Horário: 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Avenida João Batista, 1071 – Centro
Contatos: 3591-9939
E-mail: capsinfantil.ss@osasco.sp.gov.br