Projeto Renovar para Crescer forma dezenas de jovens em Osasco

Osasco, Secretaria Executiva da Infância e Juventude

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, participou terça-feira, 9/11, da cerimônia de formatura dos alunos do projeto Renovar para Crescer, realizado em parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Instituto Inovação Social, para a formação de jovens de 14 a 17 anos por meio de cursos profissionalizantes na área de Administração, com ênfase em Marketing.

O evento aconteceu na Sala Luiz Claudino (antiga Sala Osasco), anexa ao Paço Municipal, e contou com as presenças do presidente do CMDCA, Pedro Paulo da Silva, da secretária Executiva da Infância e Juventude, Vitória Silvestre, da presidente e do diretor do instituto, respectivamente, Andréia Vieira e Reginaldo Rodrigues, e demais membros da sociedade civil.

O curso teve duração de um ano (iniciou em novembro de 2020) e formou 50 jovens, dos quais 38 já estão atuando como jovem aprendiz em empresas de Osasco. Constituído em 2015 e com sede na Vila Osasco, o instituto também oferece cursos nas áreas de inclusão digital, cabeleireiro, barbearia, manicure e eletricista (instalação residencial), entre outros.

“Por mais qualificada que seja uma instituição, sem essa parceria com o Poder Público não seria possível alcançar tantos jovens. Por isso, entendo que esse trabalho conjunto com o terceiro setor deve ser realizado em todas as cidades brasileiras, pois é o sonho de qualquer pai ver que o filho tenha oportunidades no aprendizado e um futuro melhor que o que ele teve”, analisou o prefeito.

O chefe do Executivo também conclamou os formandos para ficarem atentos às oportunidades de emprego na cidade. “Osasco tem atraído diversas empresas nos últimos meses e muitas delas são da área de tecnologia. Estamos preparando a cidade para ser um dos principais polos tecnológicos do país e esse setor representa o futuro. Para que os jovens de nossa cidade tenham qualificação nessa área de tecnologia e inovação, estabelecemos parcerias com a ETEC, Fatec e Senai”.

“O papel do CMDCA é fomentar políticas públicas e parcerias como essas são fundamentais para levar oportunidades aos jovens. Além dessa parceria com o Instituto (Inovação Social), temos outras 30 com organizações sociais na cidade”, disse Pedro Paulo.

Segundo Pedro Paulo, com o fim da parceria, que tinha vigência de um ano, a expectativa do CMDCA é que um novo chamamento público voltado às organizações sociais para novos projetos dessa natureza ocorra até o final deste ano.