Missa de Ação de Graças pelos 63 anos de aniversário de Osasco acontece na Catedral

  Governo

Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanda Cazarini

O dia 19 de fevereiro foi marcado por diversas comemorações na cidade de Osasco, isso porque o município comemorou seus 63 anos de emancipação político-administrativa. A Catedral de Santo Antônio celebrou uma Missa de Ação de Graças. A celebração foi presidida por Monsenhor Claudemir José dos Santos, em um momento de agradecimento pela trajetória e conquistas do município.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, entre elas o prefeito Gerson Pessoa e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa, o vice-prefeito Lau Alencar, acompanhado de sua esposa, Dulce Alencar, o deputado estadual Rogério Santos e o vereador Délbio Teruel, representando o Legislativo Municipal, além do emancipador Jaime Durigon Filho, professor e presidente da Ordem dos Emancipadores, secretários municipais e fiéis que marcaram presença.

Durante a homilia, Monsenhor Claudemir, que tinha apenas cinco anos quando Osasco foi emancipada de São Paulo, relembrou de sua trajetória e ressaltou o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos. “Graças a Deus, Osasco se desenvolveu e cresceu porque tivemos pessoas que fizeram a diferença. Missionários que evangelizaram a palavra de Deus e gestores que cuidaram da cidade e se preocuparam com o município. Cada um, em seu tempo, enfrentou suas dificuldades, mas foram administrando em benefício do povo. Por isso, temos uma Osasco tão bem estruturada”, comentou. Ele ainda desejou que os gestores atuais sejam iluminados por Deus para, com responsabilidade, prudência e equilíbrio, continuar o trabalho de crescimento e cuidado para com a nossa cidade, a nossa casa, como define o Papa Francisco: ‘Nossa casa comum’”.     

A missa também foi um momento de reflexão para o paroquiano e prefeito Gerson Pessoa. “Hoje é um dia de muita alegria, um momento para agradecer. Temos orgulho da cidade onde vivemos, e o papel da igreja tem sido fundamental nesse processo de construção, tanto na evangelização quanto nas ações sociais. Precisamos estar conectados com Deus todos os dias e, neste ano jubilar, quando a igreja tem como tema a esperança, é importante refletirmos sobre o significado dessa palavra. Esperança é o que o povo espera dos governantes para termos uma cidade mais acolhedora e humanizada. Esperança é também a nossa motivação para fazer sempre o nosso melhor. Esta igreja que me acolhe, acolhe minha família e é onde recarrego minhas forças todos os dias para realizar um trabalho ainda mais dedicado e sempre melhor. Viva Osasco! Viva Santo Antônio!”.

A celebração contou, ainda, com uma homenagem ao padroeiro de Osasco, Santo Antônio, com a entrega pelo Monsenhor Claudemir e pelo prefeito Gerson Pessoa de dois buquês de lírios brancos.

Ao final da missa, celebrantes e autoridades seguiram em peregrinação até o local onde se encontrava a antiga nave da Catedral, que foi demolida para a construção da nova igreja. Lá, realizaram um momento de oração, antes de retornar à igreja provisória para uma foto oficial.

Últimas postagens
Pular para o conteúdo