Equipe osasquense é prata no Campeonato Metropolitano de Bocha Rafa
Texto: Giane Vieira
Fotos: Divulgação
No dia 10/11, foi realizado o Campeonato Metropolitano 2024 de Bocha Rafa na Cancha do Ipiranga, no Tatuapé, com a participação de 135 atletas de 8 cidades de São Paulo, divididos em 9 equipes.
A bocha é um esporte tradicional que consiste em lançar bolas o mais próximo possível de uma bola alvo, chamada “bolim”. A modalidade exige habilidade, precisão e estratégia, sendo praticada tanto de forma recreativa quanto competitiva.
A delegação de Osasco esteve presente na competição com 7 atletas, sendo que três são beneficiários do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer. Os atletas osasquenses são: Acir Apdo Andreatti, Aparecido José dos Santos, Celso Apdo Domingos, Deivison Lima Macário, Hélio Brandão, Marcos Antônio da Silva e Miguel Jorge Walker.
Para participar da disputa, o time osasquense realizou uma parceria com a tradicional equipe de Praia Grande.
A competição, realizada ao longo do ano, seguiu o formato de confrontos diretos entre todas as equipes, em dois turnos: um jogo em casa e outro fora. Após as disputas, as 4 melhores equipes se classificaram para a Série Ouro, enquanto os times do 4º ao 8º lugar foram alocados na Série Prata.
Na fase final, a equipe Estrela Osasco/Praia Grande venceu o Vasco da Gama de São Paulo nas semifinais. Na final, enfrentou o time do Ipiranga, do Tatuapé, e venceu a primeira partida em casa por 3 a 2.
No entanto, na partida decisiva o time osasquense foi derrotado por 4 a 1 e ficou com o vice-campeonato da Série Prata do Campeonato Metropolitano de Bocha.
O Secretário de Esporte, Thiago Borges, destacou a importância do esporte para o envelhecimento saudável: “A participação de nossos atletas mais experientes é um exemplo de como o idoso pode ser ativo e competitivo. A Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer está comprometida em promover um envelhecimento saudável e ativo, onde todos, independentemente da idade, possam continuar a competir, se superar e inspirar as gerações mais jovens.”