Osasco celebra Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

  Promoção da Igualdade Racial

Texto: Marco Borba

Imagens: Justino Alencar

A Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial realizou terça-feira, 21/01, juntamente com a Secretaria da Justiça e Cidadania do governo do Estado, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (antiga Sala Osasco, anexa ao Paço Municipal), cerimônia em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O evento teve o seguinte tema: “Liberdade ou Intolerância? Em defesa de uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença”.

Participaram do vento o vice-prefeito Lau Alencar, representando o prefeito Gerson Pessoa, o secretário executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulinho Samba de Rua, Vânia Soares, do Fórum Inter-Religioso da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Osasco e de Guarulhos, de religiões de matriz africana, da Igreja Católica, e de entidades sociais.

“Em nosso país o Estado é laico (aquele que se mantém neutro em todas as religiões, não adotando nenhuma como oficial), o que nos dá o direito de crença a todos. É importante respeitar o direito de crença de cada cidadão. Em Osasco há esse respeito a todas as religiões, pois é com respeito ao cidadão que construímos uma cidade justa e igualitária para todos”, disse Lau Alencar.

“Em nossa cidade, o Poder Público está aberto a todas as crenças e pessoas, pois defende a escuta, o diálogo. É com respeito e participação de todos que se constrói política pública para todos os segmentos sociais”, completou Paulinho Samba de Rua.

A data tem como propósito reafirmar na cidade o compromisso com o respeito à diversidade religiosa e a defesa da liberdade de crença, direito fundamental garantido pela Constituição Federal, e promover ações contra toda forma de discriminação, preconceito ou violência motivada por crenças religiosas, ou pela ausência delas. Visa ainda promover o diálogo, a empatia e a convivência harmoniosa entre diferentes tradições para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

 

Últimas postagens