Osasco debate melhorias na formação profissional voltadas ao atendimento no SUS
Texto: Marco Borba
Fotos: Fernanda Cazarini
A Prefeitura de Osasco promoveu terça-feira, 11/11, na Sala Luiz Roberto Claudino (antiga Sala Osasco), no Paço Municipal, o 2° Encontro da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) em saúde, com a participação de instituições de ensino parceiras.
Segundo Rosana Marcondes, supervisora de educação permanente em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, o encontro teve como finalidade discutir o estímulo à produção de novas práticas cotidianas voltadas a melhorias permanentes na formação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, por extensão, avanços na assistência ao munícipe.
Após a abertura do encontro, os participantes foram divididos em quatro rodas de debates para refletirem sobre quatro questões:

1 – Como seu trabalho ajuda a melhorar a produção das equipes?
2 – Como seu trabalho resultou em melhorias na saúde da população?
3 – O seu trabalho traz inovação para o fortalecimento da formação dos profissionais?
4 – Você produziu alguma inovação em seu cotidiano no atendimento?
Durante o evento, ocorreu uma mostra das experiências exitosas apresentadas no Congresso das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) do Estado de São Paulo, na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, no 14º Prêmio David Capistrano, e no 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado.
Entre tais experiências da rede municipal apresentadas na mostra, por meio de banners espalhados na sala do evento, havia informações sobre o uso de laserterapia no cuidado neonatal; neuroproteção em unidade de terapia intensiva neonatal; busca ativa de gestantes faltantes no pré-Natal de alto risco; uso da yoga na reabilitação de dependentes químicos; criação de grupo técnico como estratégia para controle da sífilis gestacional e congênita; e o cuidado farmacêutico no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Participaram do encontro coordenadores de estágios, preceptores, docentes e estudantes das instituições de ensino parceiras da Secretaria de Saúde de Osasco e também profissionais das diferentes diretorias e serviços municipais. O primeiro encontro da CIES ocorreu no primeiro semestre deste ano.
De acordo com Rosana Marcondes, Osasco tem cerca de 15 escolas de ensino parceiras nas áreas de formação técnica, graduação e pós-graduação universitária.





