MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS

foto-osasco
secretario-prefeitura-osasco-fabio-grossi

Titular: Fábio Grossi

Morador de Osasco há 48 anos, é casado com Ana Lúcia Grossi e pai de dois filhos: Jacqueline Grossi e Nikolas Grossi.

Completou seus estudos básicos no bairro do Rochdale. Cursou técnico em eletrônica no Colégio Fernão Dias Paes e no Senai fez o curso de Mecânica. Atualmente está cursando Gestão Pública na Universidade Católica.

Serviu o quartel no CPOR/SP e também frequentou a Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Aos 19 anos se tornou profissional liberal e constituiu uma empresa prestadora de serviços no ramo de guinchos, que há 30 anos presta serviço para empresas multinacionais.

Paralelamente, por 27 anos, trabalhou desde suplente a coordenador do TRE da zona 276. Iniciou na vida pública em 2014. De janeiro de 2017 a março de 2019 ocupou o cargo de secretário adjunto na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Em janeiro de 2021 assumiu a titularidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Atribuições:

– Administração dos parques públicos

– Manutenção das praças e áreas verdes do município

– Vistoria técnica e emissão de laudos para podas e supressão de árvores

– Execução de podas e supressão de árvores em áreas públicas

– Educação Ambiental

Lei Complementar nº 370, de 13 de setembro de 2019

 

Dispõe sobre a reestruturação administrativa da Secretaria de Meio Ambiente, dá nova denominação e outras providências.

 

https://leismunicipais.com.br/a/sp/o/osasco/lei-complementar/2019/37/370/lei-complementar-n-370-2019-dispoe-sobre-a-reestruturacao-administrativa-da-secretaria-de-meio-ambiente-da-nova-denominacao-e-outras-providencias

 

Lei nº 4196, de 03 de janeiro de 2008

Dispõe sobre a competência, composição e funcionamento do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema e cria o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

 

https://leismunicipais.com.br/a/sp/o/osasco/lei-ordinaria/2008/419/4196/lei-ordinaria-n-4196-2008-dispoe-sobre-a-competencia-composicao-e-funcionamento-do-conselho-municipal-de-defesa-do-meio-ambiente-comdema-e-cria-o-fundo-municipal-de-meio-ambiente

 

Decreto nº 10.050, de 28 de agosto de 2008

 

Regulamenta o fundo municipal de meio ambiente, criado pela lei nº 4.196 , de 3 de janeiro de 2008.

 

https://leismunicipais.com.br/a/sp/o/osasco/decreto/2008/1005/10050/decreto-n-10050-2008-regulamenta-o-fundo-municipal-de-meio-ambiente-criado-pela-lei-n-4196-de-3-de-janeiro-de-2008

Parque Chico Mendes

Adm: Valeria Antonio

Endereço: R. Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba
Fone: 3591-0405
Funcionamento: de segunda a domingo, das 6h ás 18h

Área de 114.000m2, que até a primeira metade do século XX, era sede da fazenda da família Lunardelli. Foi doada ao Município em 1969. Tem entre seus muitos atrativos um casarão que serviu de sede de moradia de alguns prefeitos.  Em 1991, tornou-se área de preservação ambiental, aberta à visitação  pública. Seu nome foi escolhido em homenagem ao seringueiro e ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988.

O local é dotado de um Núcleo de Educação Ambiental, cujas instalações datam do início do século XX e possuem grande valor histórico e cultural. Também é provido de duas quadras esportivas cobertas e um campo de futebol society; viveiros de plantas; um lago com patos, peixes e tartarugas; um minhocário; hortas; um coreto; e um playground. É um parque de grande valor ambiental, pois condensa um número expressivo de árvores, além de abrigar a nascente do córrego Bussocaba.

Em 13 de novembro de 2006 o Parque Chico Mendes ganhou um jardim japonês, em comemoração aos 30 anos do convênio entre as cidades-irmãs Osasco e Tsu.
No Parque funciona também o Projeto Equoterapia, sob a gestão da Secretaria de Educação. Atende cerca de 150 pessoas portadoras de deficiência física e mental.

  Viveiro de Produção de Mudas do Parque Chico Mendes

Avenida Praia Grande s/n – City Bussocaba
Funcionamento de 2ª a 6ª feira, das 7 ás 16 horas

Parque Clóvis Assaf (Cidade das Flores)

Adm: Claro Timóteo do Prado

Endereço: Av. Ipê, (término da Rua Canela), s/n – na Cidade das Flores
Tel: 3695-3658
Funcionamento: de 2ª a domingo, das 6h ás 18h

O parque Clovis Assaf, instalado em  30.650m2, possui dois lagos e uma extensa pista de caminhada, além de uma quadra de esportes e playground.

Parque Nelson Vilha Dias (Rochdale)

Adm: Neiva O. Scaramuça

Endereço: Av. Brasil com Av. Esmeralda, s/n – Rochdale
Fone: 3599-5956
Funcionamento: de 2ª a domingo, das 6h ás 18h

É um parque de 17.730m2, cuja estrutura comporta um playground, aparelhos de ginástica ao ar livre, pista de patinação, pista de caminhadas e uma banca biblioteca que oferece um acervo literário. Situa-se à margem do braço morto do Tietê, na confluência das Avenidas Brasil e Esmeralda, no Bairro do Rochdale.

Parque do Jardim Piratininga

Adm: Mario Aparecido de Lara
Endereço: R. David Silva, 111 – Jardim Piratininga
Fone: 3602-1014
Funcionamento: de 2ª a domingo, das 6h ás 18h

Foi inaugurado no dia 24 de setembro de 2006. Tem 10 mil metros quadrados de área nos quais se encontram: 130 árvores de mais de 40 espécies nativas, 15 mil plantas de variedades ornamentais, 3.600 metros quadrados de área gramada, estufa com 150 espécies de plantas em exposição, pista de caminhada de 465 metros, playground, riacho e espelho d.água, sistema de captação de águas pluviais para reaproveitamento no próprio parque, quatro quiosques com capacidade para até dez pessoas, além dos aparelhos de ginástica ao ar livre.
Neste parque esta localizado o Borboletário Municipal.

Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos (Jardim das Flores)

Adm: Rubens Marcio Miguel
Endereço: R. Georgina, 64 – Jardim das Flores
Tel: 3654-1660
Funcionamento: de 2ª a domingo, das 6h ás 18h

Popularmente conhecido como Parque do Jardim das Flores. Localiza-se ao lado do campus da UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo), em uma área de 52.800m². Abriga um Núcleo de Educação Ambiental, um lago com algumas espécies de peixes e tartarugas, uma quadra de esportes, aparelhos para ginástica ao ar livre, um playground e uma pista de caminhada.

Parque Ecológico do Jardim Bonança

Adm: Maria Jose P.S. Veloso
Tel: 3656-8790
Endereço: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 615 – Jd. Bonança
Funcionamento: de 2ª a domingo, das 6h ás 18h

Instalado no antigo clube de campo de Osasco, o parque contém uma extensa área verde com grandes variedades de espécies arbóreas, características da mata atlântica. Possui um auditório para reuniões, eventos, além da sala do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social e um belíssimo deck.

Parque Glauco Vilas-Boas

Adm: Marcio Rivetti
Endereço: Av. Doutor Alberto Jackson Byington com a Alam. Roraima
Funcionamento: de 2ª a domingo, das 6h ás 18h

Inaugurado em 25 de fevereiro de 2012, o parque detém este nome em homenagem ao cartunista Glauco Vilas-Boas, morto em 2010. O local com uma extensa área verde esta aberto para o público como uma opção de lazer e recreação no Jardim 3 Montanhas.

Parque Jardim Santa Maria

Adm: Ananias Nenes de Souza
Endereço: R. Eugênio Pacelli, 1030 (em frente ao Terminal de ônibus)
Funcionamento: de 2ª a domingo, das 6h ás 18h

Localizado no extremo sul de Osasco, o parque Santa Maria detém uma variedade de espécies arbóreas que contribuem com a qualidade do ar da região. Possui também playground e um lago.

Projeto Biodiesel

O Programa Biodiesel, mantido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem por objetivo contribuir com a despoluição, manutenção dos recursos naturais e melhorar a qualidade do ar, através da diminuição da emissão de poluentes atmosféricos oriundos do uso do diesel.

Atualmente, além de palestras de conscientização, existem 839 pontos de coletas de óleo de cozinha usado espalhados pelo município. Todos os parques municipais são pontos de coleta permanentes.

A coleta regular do óleo ajuda na luta contra a degradação ambiental, poluição de recursos hídricos, solo e ar, pois o óleo de cozinha coletado é transformado em Biodiesel, um combustível mais limpo e com menor emissão de poluentes, contribuindo para a saúde ambiental do município e do país.

Para fazer o descarte regular das sobras de óleo, basta armazená-lo em garrafas PET e entregá-lo em um dos postos de coleta mais próximo da sua residência.

Voluntários, estudantes, empresas e sociedade em geral, que queiram conhecer mais sobre o projeto e participar do Programa Biodiesel, basta entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, através do telefone: (11) 3652-9041 ou pelo e-mail: dtea.sema@osasco.sp.gov.br.


Endereço:
Avenida Lázaro de Mello Brandão, 300 – Vila Campesina

Contato: (11) 3652-9511

E-mail: semarh@osasco.sp.gov.br

Skip to content