Escolas municipais promovem atividades de conscientização na Semana da Água

Texto: Kelly Cerqueira
Imagens: Ivan Cruz

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, as escolas municipais da Prefeitura de Osasco se uniram para promover a Semana da Água, uma iniciativa que visa conscientizar os alunos sobre a importância deste recurso vital e incentivar práticas sustentáveis em seu uso e preservação.

De 22 a 27 de março, as escolas de educação infantil e de ensino fundamental desenvolveram uma série de atividades educativas e lúdicas, abordando temas como o ciclo da água, a importância da economia e de seu uso consciente, a preservação dos recursos hídricos e os impactos da poluição.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, disse como é fundamental destacar a relevância desse tipo de iniciativa no contexto atual. “Ao promover a conscientização desde a infância, as unidades educacionais estão contribuindo para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, capazes de tomar medidas para proteger nosso meio ambiente”.

As atividades incluíram palestras, rodas de conversa, jogos educativos, teatro e até mesmo ações práticas, como a criação de hortas escolares e a realização de experimentos científicos relacionados à água. Além disso, os alunos foram estimulados a refletir sobre seu próprio consumo de água e a buscarem soluções para reduzir o desperdício em suas comunidades.

A Semana da Água proporcionou uma oportunidade valiosa para integrar o tema da sustentabilidade ao currículo escolar, promovendo uma abordagem interdisciplinar e prática do assunto.

Ao final da semana, evidenciou-se que a educação é uma poderosa ferramenta para promover mudanças positivas em nossa sociedade. “Através do engajamento e da conscientização dos alunos, as unidades escolares estão contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente para todos”, completou o diretor de escola Cosmo Humberto Dias, da EMEF Escultor Victor Brecheret.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 e visa a conscientização da população a respeito dessa substância, que é essencial para a vida no planeta.