Semana do Circo e Artes Circenses leva diversão e aprendizado aos alunos da rede municipal

Texto: Kelly Cerqueira
Fotos: Ivan Cruz

Entre os dias 15 e 27 de março, as escolas da rede municipal de ensino de Osasco se transformaram em verdadeiros picadeiros, proporcionando aos alunos uma experiência única e enriquecedora com a “Semana do Circo e Artes Circenses”. O evento, que vai muito além da diversão, trouxe uma série de atividades pedagógicas que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades dos estudantes.

As brincadeiras de circo ofereceram um ambiente lúdico e dinâmico, onde as crianças puderam explorar sua criatividade e expressão artística. Além disso, as atividades circenses promoveram a socialização entre os participantes, incentivando a cooperação, o trabalho em equipe e o respeito mútuo.

É importante ressaltar que as práticas circenses contribuem para o desenvolvimento motor e cognitivo dos educandos, estimulando o equilíbrio, a coordenação motora e a concentração. Ao enfrentarem desafios como malabares, equilibrismo e acrobacias, os pequenos também aprendem a superar a timidez e a desenvolver sua capacidade de comunicação.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, avalia que as ações pedagógicas realizadas pelas unidades educacionais representam uma oportunidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e envolvente. “Por meio das atividades circenses, os professores conseguem explorar diferentes conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, estimulando o interesse e a participação dos alunos”, completou.

Projetos transversais demonstram o potencial transformador da arte e da cultura no ambiente escolar ao proporcionar momentos de alegria, criatividade e aprendizado aos alunos de educação infantil e ensino fundamental. “Assim, a ‘Semana do Circo e Artes Circenses’ não apenas diverte, mas também educa, inspira e encanta, deixando uma marca indelével no coração e na mente de cada participante. Que essas experiências memoráveis sirvam de inspiração para futuras iniciativas que promovam o desenvolvimento integral de nossos estudantes”, concluiu a gerente de ensino fundamental, Elisângela Vieira da Silva.