Casa do Empreendedor registra a abertura de mais de 5 mil empresas

  Desenvolvimento Econômico e Inovação

Olga Liotta
Imagem: Divulgação

A Casa do Empreendedor de Osasco “Jurandir Paes”, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, importante ferramenta do órgão público e que tem papel fundamental na contribuição de ações voltadas à retomada econômica do município, fechou 2020 com 3.602 aberturas de cadastros de Microempreendedores Individuais (MEIs) e 5.900 aberturas de novas empresas. Foram realizados ao longo do ano, 6.981 atendimentos.

De acordo com o prefeito Rogério Lins, a desburocratização para a abertura de empresas aliada a excelente localização do município com fácil acesso às rodovias, às marginais e ao Rodoanel, assim como a infraestrutura e a oferta de serviços municipais, como creches, unidades de saúde, transporte, entre outros, são fatores essenciais nesse montante.

Outro indicador aponta que Osasco retomou a atividade econômica e, entre maio e dezembro de 2020, teve aumento de 3,7% na evolução mensal do estoque de emprego (maior prevalência das admissões em relação às demissões), dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, ou seja, fechou dezembro praticamente com o mesmo estoque de emprego (144.461) que o registrado em março (144.089), início das restrições por causa da pandemia.

São informações importantes que mostram que Osasco está recuperando aos poucos a retomada econômica nesse período de pandemia.

Pensando em novas ferramentas que colaborem com o empreendedor no período de crise, a prefeitura criou ano passado o portal Desenvolve Osasco, que conta com leis de incentivos e benefícios tributários que atrai novos empreendedores, gerando emprego e renda à população.

Não por acaso, Osasco foi considerada a 3ª cidade do Brasil em empreendedorismo no ICE (Índice de Cidades Empreendedoras-2020), em estudo conduzido pela Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O estudo levou em conta o ambiente regulatório, infraestrutura, acesso a capital, inovação, mercado, capital humano e cultura empreendedora das cem cidades mais populosas do país, e Osasco se destacou, sendo a primeira cidade que não é capital no ICE.

 

Serviço

Casa do Empreendedor de Osasco “Jurandir Paes”

Endereço: Rua Dr. Mariano J. M. Ferraz, 260, Centro

Contato: (11) 3651-7080 / 2182-1358, de segunda a sexta

E-mail: casadoempreendedor@osasco.sp.gov.br

Documentos para abertura de MEI: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço e certificado de curso na área de atuação (não obrigatório).

Alguns serviços realizados: processo de abertura, renovação e alteração de alvará, entre outros.

Desenvolve Osasco: http://desenvolve.osasco.sp.gov.br/

 

Posts Recomendados
Pular para o conteúdo