Osasco é premiada no InovaCidade 2024 pelo Programa “Osasco + Digital”

Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico

Texto: Olga Liotta
Imagens: Setide/PMO

Osasco foi premiada no InovaCidade 2024 pelo Instituto Smart City Business America (SCB-Br), que destaca iniciativas que melhoram a qualidade de vida nas cidades. A cerimônia de premiação ocorreu no Smart City Business Brazil Congress, em 14/5, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, e reuniu líderes e gestores dos setores público e privado dedicados à infraestrutura digital urbana.

Em 2024, segundo o Instituto, foram selecionados 43 projetos que tiveram impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, oriundos da administração pública, setor privado e entidades civis. No evento, foram debatidas ideias inovadoras que atendem às necessidades urbanas.

O compromisso de Osasco com a transformação digital foi reforçado pela aprovação, na Câmara Municipal, do projeto de Lei 18/2024, instituindo o programa “Osasco + Digital”, e com sanção da Lei nº 5.330, de 17 de abril de 2024, pelo prefeito Rogério Lins e com regulamentação via Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide).

A iniciativa, em implementação, busca modernizar a administração municipal e facilitar o acesso da população às tecnologias, promovendo um governo mais transparente, reduzindo as disfunções burocráticas, simplificando processos e otimizando resultados.

Entre os projetos do Programa “Osasco + Digital” estão a Rede de Embaixadores da Transformação Digital, o Digitômetro, que fornecerá em tempo real uma visão abrangente do progresso da transformação digital na cidade, o Selo de Transformação Digital para reconhecer órgãos comprometidos, e o OzValley, que juntos promovem a modernização e automação na gestão pública.

“Receber o Prêmio InovaCidade destaca o esforço da cidade em oferecer serviços públicos de qualidade, centrados nas necessidades da população e na otimização de recursos fazendo uso de tecnologias inovadoras e sustentáveis, focando nessa transformação digital”, comentou o prefeito Rogério Lins.