Zoonoses captura 35 escorpiões durante ação noturna

Texto: Olga Liotta
Fotos: Arquivo Zoonoses/SS/PMO

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco tem realizado diversas intervenções noturnas para controle de infestações de escorpiões nos bairros com maior incidência. Até a segunda-feira, 14/02, foram capturados 35 aracnídeos, os quais foram encaminhados ao Instituto Butantan para a produção de soro.

As ações noturnas começaram no dia 3/2, realizadas por equipe composta por seis pessoas (um veterinário, quatro agentes de endemias e um motorista), e coordenadas pela médica veterinária Magda Ferreira Batista Pedroso, responsável técnica do NCZ.

O serviço é realizado à noite porque os escorpiões têm hábitos noturnos e a utilização de lanterna de luz negra facilita na identificação dos artrópodes.

“Os escorpiões se alimentam de baratas, por isso é importante conservar o quintal e a casa sempre limpos, manter o lixo bem tampado e usar ralos do tipo abre e fecha”, orienta Magda Ferreira.

O NCZ segue o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, que preconiza que não existe combate químico eficiente e que, portanto, os escorpiões têm que ser capturados manualmente (busca ativa).

O manual não recomenda a utilização de veneno no combate a esses artrópodes, visto que se abrigam em frestas, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolo, madeiras, entre outros. O fato de terem capacidade de permanecer imóveis e sem respirar por longos períodos torna o tratamento químico ineficaz. A aplicação de inseticidas, raticidas, mata-baratas e repelentes causa somente o desalojamento dos animais, aumentando o risco de acidentes.

Segundo o veterinário Homero Leite Martins, que integra a equipe de Zoonoses, o objetivo da busca ativa noturna é aumentar a captura dos escorpiões para diminuir a quantidade de animais nos lugares onde aparecem mais. Os hábitos noturnos favorecem a captura à noite e, com essa ação, procura-se diminuir a infestação de escorpiões.

“O NCZ tem uma equipe diurna de prevenção à saúde, que visita os bairros e os locais com maior índice de escorpiões. Então, com base nos dados da equipe de prevenção, bem como dos chamados no 156, criamos a equipe noturna para intensificar as ações e reduzir as infestações no município”, reforçou.

Outro ponto importante no controle de escorpiões se dá por conta das chuvas de verão. “Com as chuvas e as enchentes, os chamados na Central aumentaram, porque esses animais são desalojados e começam a aparecer nas casas, nos comércios, entre outros lugares”, ressaltou Martins.

“As ações preventivas e noturnas serão contínuas. Os bairros de Quitaúna, Km 18, Jardim Roberto, Jardim Paulista e City Bussocaba já foram vistoriados. Esse trabalho é fundamental, tanto para o monitoramento de infestação de escorpiões em áreas públicas e privadas quanto para o fornecimento de orientações para prevenção de acidentes”, reforçou o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Enoque Luz.

Em caso de aparecimento de escorpiões em sua residência ou bairro, ligue para a Central 156 ou 3651-7080. Com o telefonema, é aberto um chamado e registrado protocolo no qual é possível acompanhar o pedido. O 156 funciona 24h/dia, sete dias da semana.

Osasco continua vacinação contra a covid-19 nas UBSs e CAIs Pular para o conteúdo