Setre certifica terceira turma do programa Jovem Aprendiz Trabalhador
Texto: Marco Borba
Imagens: Eduardo Soares
A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura de Osasco realizou sexta-feira, 26/4, na Sala Luiz Roberto Claudino (antiga sala Osasco, anexa ao Paço Municipal), a certificação de 67 alunos da terceira turma do Programa Jovem Aprendiz Trabalhador, que em parceria com a Associação Projov oferece capacitação nas áreas de Administração, Logística e Tecnologia da Informação (TI) a jovens carentes da cidade (entre 16 e 22 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio).
A associação é mantida pelo Rotary Clube e atende cerca de mil jovens anualmente. Além de Osasco, ela também oferece formação a munícipes de outras cidades da região, entre as quais Barueri, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.
Em Osasco, a formação é oferecida na unidade da Projov situada no bairro Km 18 (Avenida Olavo Bilac, 700). A formação tem duração de um ano e, além dos cursos, os jovens fazem atividades laborais em diversos setores da Prefeitura para adquirirem experiência, o que contribui para o ingresso no mercado de trabalho.
A quarta turma do Projov de Osasco deve iniciar a capacitação em junho. As inscrições para as 100 vagas disponibilizadas anualmente aconteceram em fevereiro deste ano.
“Fazemos uma seleção rigorosa, pois nossa missão é garantir a equidade, já que a prioridade são jovens carentes de famílias de baixa renda. É gratificante, porque com isso nós os ajudamos a ingressar no mercado de trabalho. É uma transformação na vida desses jovens”, disse o secretrário de Emprego, Trabalho e Renda, Gelso de Lima.
Além da formação, a Setre também encaminha os jovens para entrevistas de emprego às empresas da região. Muitos deles já conseguiram um emprego, seja por meios próprios ou encaminhamento da secretaria.
Os participantes dos cursos recebem vale-transporte, vale-refeição e atuam em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), com registro em carteira.
É o caso de Wendel Sá Longuinhu, morador do Jardim Baronesa, na zona Norte da cidade. Ele fez os cursos e participou das atividades laborais na Cemei João de Farias, na Vila Menck. “Eu não tinha experiência, e esse curso me preparou para o mercado de trabalho. No final do estágio, a diretora da Cemei me falou sobre uma vaga de emprego para atuar como repositor de estoque em uma empresa aqui do centro. Vou começar nos próximos dias”, disse.
Além de Gelso de Lima e demais assessores técnicos da Setre, o evento também reuniu o presidente da Projov, Nelson Ferreira dos Santos, professores da instituição e pais de alunos. A Projov, segundo Nelson Ferreira, oferece capacitação a jovens carentes há 25 anos.