Prefeitura de Osasco entrega a reforma do Parque Ecológico Inácio Pereira Gurgel

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Texto: Elisangela Silva
Imagens: Fernanda Cazarini

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Serviços e Obras, entregou no sábado, 29/6, a reforma do Parque Ecológico Inácio Pereira Gurgel, localizado na Rua Nossa Senhora do Rosário, 506 – Km 18. O parque é aberto ao público de segunda a segunda, das 7h às 18h, inclusive nos feriados.

O espaço passou por uma reforma que contemplou melhorias no lago, novo paisagismo com o plantio de mudas, playground com brinquedos para as crianças, instalação de uma academia ao ar livre, nova pintura na pista de caminhada e a restauração do entorno da nascente e uma mini praça. No lago há patos e tartarugas, além de dois chafarizes.

Dentro da área verde está o CEMEI Escola Parque, que conta atualmente com 92 alunos divididos entre berçário e pré-escola e a unidade de ensino funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No parque também está o Viveiro de Mudas da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre).

Em sua fala o prefeito de Osasco, Rogério Lins, agradeceu toda a equipe envolvida na revitalização do Parque Ecológico e a equipe que atua na Escola Parque. “Esse espaço da família ficou lindo e tem a contribuição de muita gente, é uma obra diferente na nossa cidade. Ela é uma concepção de educação ligada ao meio ambiente, lazer e esporte”, destacou.

Moradora do bairro há 50 anos, Elenice Baeza Sugueno, 68, contou que anda com seus pets no parque e gostou da revitalização. “Gosto de fazer caminhada, ver os patos e fazer atividade física nos aparelhos”, concluiu.

Estiveram presentes os secretários municipais Cláudio Henrique da Silva (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Benedito André Costa (adjunto de Meio Ambiente), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras), Persival Santi (adjunto de Seviços e Obras), Sérgio Di Nizo (Governo), José Carlos Vido (Assistência Social),  Coronel José Virgolino de Oliveira (Segurança e Controle Urbano), José Toste Borges (adjunto de Educação), Érica Fernanda Ursulino Lemos (Pessoa com Deficiência), Geraldo Leite (adjunto de Esporte), Claudenes Begnini (Transportes e Mobilidade), Cleber Vieira Nunes (Casa Civil) e Fabio Grossi (Chefe de Gabinete).

Também prestigiaram a entrega os vereadores Dinei Simão e Josias da Juco, Alexandre Garcia de Souza (gestor do parque), Sonia Maria de Freitas Rodrigues (diretora do Cemei), Jair de Oliveira (responsável pelo viveiro) e Lucinda Alves Gurgel, sobrinha de Inácio Pereira Gurgel, que dá nome ao parque ecológico.