Prefeitura assina termos de concessão de áreas para viabilizar construção de moradias de interesse social

  Habitação

Patrícia Bulbovas
Imagem: Divulgação

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Habitação, assinou, na manhã de quinta, 27/11, os termos de concessão de áreas destinadas à elaboração de projetos habitacionais que serão construídos em adesão ao Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades. Ao todo, nove entidades que lutam por moradia firmaram essa parceria com o município. Elas passaram por um processo de seleção, após inscrição e análise de documentos, e agora estão autorizadas a enviar seus projetos de construção de unidades habitacionais para a Caixa Econômica Federal, órgão agente financeiro e operador do programa Minha Casa, Minha Vida.

O papel do município nesta parceria firmada hoje entre a prefeitura e as entidades é garantir o terreno onde as unidades habitacionais serão construídas, após habilitação dos projetos das entidades pela Caixa Econômica Federal.

“Hoje é um dia muito especial pra Osasco. Graças ao olhar sensível do nosso prefeito Gerson Pessoa, estamos hoje fechando essa aliança com as associações que lutam por moradia na cidade. São entidades da sociedade civil organizada que trabalham com seriedade, com as quais temos muito diálogo, e que hoje celebram, junto com a gente, a promessa de terem direito à terra para construção de apartamentos e a retomada, por parte do governo federal, da promoção de projetos que visam atender a população mais vulnerável”, disse o secretário de Habitação, Gelso Lima. “É objetivo do governo municipal entregar, em quatro anos, duas mil unidades habitacionais e, portanto, esta missão me foi dada. Hoje estamos dando mais um passo para cumpri-la, e isso me deixa muito honrado”, complementou.

Por sua vez, os representantes das entidades foram unânimes em ressaltar que, em menos de um ano de governo, o trabalho da Secretaria de Habitação surpreendeu positivamente, uma vez que sentiram as portas abertas para a conversa, para a apresentação de questões que as envolvem há anos, e para o encaminhamento que foi dado para resolver essas questões. “Só temos a agradecer, porque a administração pública municipal nos ouviu e, mais do que isso, nos apresentou solução”, disseram.

Na prática, com a ação de hoje, a prefeitura concede os terrenos que, juntos, totalizam mais de 25 mil metros quadrados de área; as entidades apresentam os projetos; e a Caixa Econômica financia a construção das unidades habitacionais de interesse social, que depois poderão ser adquiridas a preço abaixo do praticado no mercado imobiliário, com financiamento facilitado e destinadas a atender a demanda dos moradores de Osasco associados às entidades beneficiadas.

Últimas postagens