Osasco participa do I Encontro Nacional de Segurança Alimentar nas Cidades em Brasília

Secretaria da Família Cidadania e Segurança Alimentar, Secretaria Executiva de Segurança Alimentar Nutricional

Olga Liotta
Imagem: Arquivo Sefam

Osasco participou do I Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades, em evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), nos dias 14 e 15 de maio, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

O secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco (Sefam), Marcelo Couto, e o secretário executivo de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social (Sesan), João Perez, representaram Osasco, cuja participação reforça o compromisso da cidade com a segurança alimentar e nutricional, e sua atuação em redes e iniciativas que promovem políticas públicas voltadas para uma alimentação saudável e sustentável.

O Encontro Nacional objetivou na promoção do diálogo entre representantes das cidades e o governo federal sobre as ações estratégicas do programa “Alimenta Cidades”. Durante o evento, foram discutidos temas relacionados à segurança alimentar e nutricional com foco na construção de um processo de governança interfederativo, intersetorial, coletivo e participativo, para ampliação de programas como Bancos de Alimentos, Cozinhas Solidárias, Agricultura Urbana, Hortas Pedagógicas, Armazéns para alimentação saudável, entre outros.

Osasco foi um dos 59 municípios brasileiros selecionados para integrar essa estratégia nacional. A cidade pertence ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e possui o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/Osasco), com um Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional vigente.

Além disso, Osasco faz parte do Comitê Gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA), é membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (CRSAN/SP) e atua como cidade mentora no Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), em parceria com o Instituto Comida do Amanhã e o ICLEI América do Sul. A cidade também é signatária do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana.