Osasco integra projeto internacional voltado à promoção de sistemas alimentares sustentáveis
Texto: Olga Liotta
Imagem: Fernanda Cazarini
A Prefeitura de Osasco oficializou sua adesão ao projeto CityFood Markets for Healthy and Resilient Cities e à sub-rede CityFood, vinculada ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A iniciativa posiciona o município entre as cidades comprometidas com o fortalecimento de sistemas alimentares urbanos e regionais resilientes, inclusivos e saudáveis.
Osasco é associada ao ICLEI desde 2024 e a gestão da parceria é da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social (Sesan). Com esta adesão, o município passa a integrar uma rede internacional de cooperação e aprendizado, com acesso a oportunidades de capacitação, troca de experiências e desenvolvimento de políticas públicas inovadoras para os sistemas alimentares locais.
“A participação de Osasco neste projeto reflete nosso compromisso em promover políticas que garantam não apenas segurança alimentar, mas também inclusão, sustentabilidade e justiça social”, destaca o secretário Executivo de Segurança Alimentar e Sustentabilidade e gestor do Banco de Alimentos, João Paulo Pucciariello Perez.
Vale destacar que o ICLEI tem apoiado várias cidades na melhoria das cadeias alimentares locais e na integração entre zonas urbanas e rurais. Recentemente, passou a enfatizar o papel estratégico dos mercados de alimentos – formais e informais – como espaços-chave para promover o desenvolvimento sustentável com inclusão e equidade.
O programa CityFood é uma rede global pioneira que apoia governos na transição para sistemas alimentares sustentáveis. A iniciativa promove políticas públicas por meio da colaboração entre cidades, capacitações, suporte técnico e orientações estratégicas, com foco na segurança alimentar e na sustentabilidade.
Já a sub-rede CityFood Markets reconhece os mercados de alimentos como espaços essenciais para promover uma alimentação saudável, diversificada e acessível. Além disso, valoriza práticas produtivas sustentáveis e assegura condições dignas de trabalho para produtores e comerciantes.





