Osasco comemora 63 anos com hasteamento de bandeiras e corte do bolo
Texto: Juliana Oliveira
Fotos: Caio Henrique e Fernanda Cazarini
Osasco comemorou na quarta-feira, 19 de fevereiro, seus 63 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, além do tradicional corte do bolo de aniversário durante café da manhã com os emancipadores, também foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional, no Boulevard em frente à Ponte Metálica.
Acompanharam o prefeito Gerson Pessoa na agenda festiva, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa, o vice-prefeito Lau Alencar, o deputado federal Ribamar Silva e os deputados estaduais Rogério Santos e Gilmaci Santos, vereadores, secretários municipais e o presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, Jaime Durigon Filho, além do ex-prefeito e atual secretário de Esportes de São Paulo, Rogério Lins, e o comandante do 14º BPM/M, tenente-coronel Joaquim Keida
A data marcou o lançamento de uma programação especial com obras e serviços e que inclui, no dia 22 de fevereiro, às 12 horas, o tradicional cachorro-quente gigante no Calçadão da Rua Antônio Agú. Este ano, o dogão terá 63 metros. Já no dia 24/02, às 19h30, será realizado o Culto em Comemoração ao Aniversário de 63 anos da cidade no Legado Igreja, na Rua Dr. Jaime Regalo Pereira, 77 – Centro.
A programação oficial dos 63 anos de emancipação político-administrativa foi aberta com o tradicional hasteamento de bandeiras no Boulevard em frente à Ponte Metálica, que contou com as orações do pároco Diego Martins, das Paróquias Santa Isabel e São Zacarias. O evento foi acompanhado pela Banda Regional de Música do CPA/M-8 sob a regência do maestro 2º sargento PM Beline Caladrin Carneiro.
A bandeira do Brasil foi hasteada pelo prefeito Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa, do vice-prefeito Lau Alencar e sua esposa Dulce Alencar, do deputado federal Ribamar Silva e sua esposa e vereadora Elânia Silva. Já a bandeira de Osasco, pelo presidente da Câmara Municipal, Carmônio Bastos, acompanhado dos deputados Rogério Santos e Gilmaci Santos, dos vereadores e do ex-prefeito Rogério Lins acompanhado de sua esposa Aline Lins. Enquanto que a bandeira dos Emancipadores pelo presidente da instituição, Jaime Durigon Filho, e pelos presidentes de honra José Geraldo Setter e Lázaro Suave e demais emancipadores.
O prefeito Gerson Pessoa falou sobre a satisfação de celebrar o aniversário de 63 anos de Osasco. “Somos muito gratos aos emancipadores por tudo que fizeram para conseguir a emancipação de Osasco. E é uma alegria imensa estar hoje na condição de prefeito da cidade onde nasci, fui criado, estudei, tive meu primeiro emprego e constitui minha família. Devo tudo à cidade de Osasco. Tenho orgulho de morar aqui, uma cidade que hoje é referência no país, não só economicamente por ser o 2º PIB do Estado e o 7º do país, mas também em diversas políticas públicas. Atualmente, temos um governo humanizado que se coloca o tempo todo no lugar das pessoas. Reconheço o esforço do governo nos últimos anos e, se hoje nós somos referência para o país, é graças a cada um de vocês que estão aqui e às milhares de pessoas que passaram pela nossa cidade, contribuindo com muito trabalho. Reafirmo nosso compromisso de fazer a diferença na vida da população”.
Jaime Durigon, presidente da Ordem dos Emancipadores, relembrou momentos importantes da história da cidade e destacou a transformação pela qual Osasco passou ao longo dos anos. “A cidade passou por algumas questões importantes que deram um rumo diferente para a história e, quando as indústrias foram embora daqui, nasceu a ideia de reformular a estratégia de Osasco, o que transformou o município no sucesso que é hoje. Estou aqui representando aquelas pessoas como meu pai, meu avô, meu tio e outras tantas famílias que eram amigos na época e tiveram esse sonho que há 63 anos é uma realidade”.
O deputado estadual Rogério Santos expressou sua alegria por poder participar mais uma vez das festividades de aniversário de Osasco, destacando a importância do poder político e seu impacto na história da cidade. “Gostaria de dar uma palavra rápida sobre a importância do poder político: ele é passageiro. Hoje, nós ocupamos esse lugar que a população de alguma maneira confiou a nós por um tempo, a responsabilidade de fazer parte da história e escrever nesse tempo que nos foi confiado, algo que fique para a história como os emancipadores fizeram a seu tempo. Osasco é uma cidade abençoada por Deus, onde todos se unem no objetivo de promover o bem comum. Esse é o meu desejo para a cidade de Osasco nesses 63 anos”.
Durante a celebração do aniversário de Osasco, o deputado federal Ribamar Silva falou sobre sua contribuição para o crescimento da cidade. “Quando a gente vem ao aniversário de alguém, é sempre bom trazer um presente. E hoje, eu trouxe meu presente para o prefeito Gerson Pessoa e para nossa população, porque ontem assinei o ofício destinando R$12 milhões do meu mandato para ajudar o prefeito Gerson a fazer essa cidade avançar ainda mais. Não tenho dúvidas de que você vai dar conta e fazer melhor. Como já te disse, em Brasília você não tem um deputado, mas sim um soldado”, declarou.
Presente ao evento o ex-prefeito e atual secretário de Esportes de São Paulo, Rogério Lins, destacou a importância da união e trabalho em conjunto. “Sou grato por ter acompanhado, ao longo de tantas gestões, pessoas que se dedicaram dentro e fora da política para essa cidade avançar, entre eles os emancipadores que estão aqui todos representados. Aqui nós temos deputados estaduais, federais, vereadores, secretários, mas, principalmente, o nosso povo que acorda cedo todo dia e trabalha duro para levar condições melhores para suas famílias. Hoje, quero agradecer a oportunidade que tive como prefeito. É tempo da gente dar as mãos, trabalhar em conjunto e esquecer as questões político-partidárias, lembrando que o nosso único e principal partido é a cidade de Osasco. Se levarmos isso no coração, com a missão de servir e fazer o bem comum, não tenho dúvidas de que nossa cidade continuará crescendo, avançando e abençoando muitas pessoas”, finalizou Rogério Lins.
Participaram das atividades o deputado estadual Ricardo França, os secretários municipais os secretários municipais Thiago Silva (Comunicação), Luciano Camandoni (Governo), Cleber Vieira Nunes (Casa Civil), Coronel José Virgolino (Segurança e Controle Urbano), José Carlos Vido (Assistência Social), Talita Bottas (Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico), Cláudio Monteiro (Administração), Michel Figueredo (Emprego, Trabalho e Renda), Marcelão (Cultura), Gelso Lima (Habitação), Jorge Poio (Chefe de Gabinete), Renato Castineira (coordenador da Defesa Civil) e o inspetor Erivan da Silva Gomes (Comandante da GCM), Paulinho Samba de Rua (Executivo de Políticas da Promoção da Igualdade Racial), Waldyr Ribeiro (Serviços e Obras), Sérgio Di Nizzo (Transportes e Mobilidade Urbana), Éder Maximo (Planejamento e Gestão), Cláudio Piteri (Educação), Débora Lapas (Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade), Pastora Cristiane Celegato (Executiva da Pessoa com Deficiência), Alessandra Bianca Cornaglia (Executiva de Gestão Pedagógica), Izilda Aparecida Orlando (Executiva de Gestão Escolar), Francisco Cordeiro da Luz Filho (Presidente do IPMO), Fábio Grossi (presidente da CMTO), os secretários adjuntos José Toste Borges (Educação), Persival Santi (Serviços e Obras), Daniel Matias (Assistência Social), Pastor Pedro Paulo (Comunicação), Tadeu Neves (Emprego, Trabalho e Renda), Claudenes Begnini (Transportes e Mobilidade Urbana), Geraldo Leite (Esporte, Recreação e Lazer), Luiz Henrique do Nascimento (Família, Cidadania e Segurança Alimentar), Níveo Márcio (Casa Civil), além dos vereadores Alexande Capriotti, Stephane Rossi, Pedrinho Cantagessi, Cantor Goleiro, Guilherme Prado, Gabriel Saúde, Laércio Mendonça, Delbio Teruel e Batista Comunidade.