Osasco comemora 60 anos com programação especial e tradicional corte do bolo

Texto: Juliana Oliveira
Fotos: Marcelo Deck

O sábado, 19 de fevereiro, foi mais que especial e marcou os 60 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Para celebrar esse ano histórico, além do tradicional corte do bolo de aniversário também foi realizada uma ação com diversas atividades culturais, artísticas e esportivas durante todo o dia no Parque Chico Mendes. Acompanharam o prefeito Rogério Lins na agenda festiva a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Aline Lins, a vice-prefeita Ana Maria Rossi, deputados, vereadores, secretários municipais e o presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, Lázaro Antônio Suave.

A data também foi o ‘start’ para o lançamento de um pacote de obras e serviços, intitulado “60 Anos – Osasco feita por você”, que será entregue ao longo de 2022.

Munícipes e autoridades puxaram o coro do tradicional “parabéns a você” que aconteceu no Varandão do Parque Chico Mendes e contou com bolo de 20 quilos produzido pelo Fundo Social de Solidariedade e a distribuição de 5 mil pedaços do bolo em pote personalizado.

As atividades no Parque foram abertas com um Culto Evangélico, celebrado pelo Pastor Ageo Silva, da Igreja Evangélica da Vila Yara, em comemoração ao aniversário de Osasco. Na sequência houve a entrega do novo Batistério e da nova Equoterapia, e ações culturais, artísticas e esportivas. No final do dia, uma Missa na Catedral de Santo Antônio, celebrada pelo monsenhor Claudemir José dos Santos encerrou a programação de sábado.

O prefeito lembrou que a cidade é considerada a melhor esquina do Brasil para se fazer negócios, está entre as “mais inteligentes e conectadas do país”, sendo considerada o “Vale do Silício” da Grande São Paulo e tem uma economia fortalecida e em franca expansão nos setores de serviços, indústria e tecnologia. É o 8º PIB do país e a 2ª maior economia do Estado de São Paulo, além de contar com uma população batalhadora e solidária.

“Osasco tem muito a comemorar, porque chega aos 60 anos como uma das principais cidades do país. Somos o município paulista que mais gerou vagas de emprego formal entre os maiores empregadores do Estado de São Paulo, e estamos investindo nos setores de Saúde, Educação, infraestrutura e mobilidade urbana. Não conseguimos resolver todos os problemas da cidade, mas estamos enfrentando cada um deles. Hoje, só tenho que agradecer a Deus, à minha família e a todos os que, direta ou indiretamente, contribuem para o avanço da nossa cidade”, completou.

Hasteamento

A programação oficial dos 60 anos de emancipação político-administrativa foi aberta com o tradicional hasteamento da bandeira, realizado em frente ao Paço Municipal.

A bandeira do Brasil foi hasteada pelo prefeito Rogério Lins, a primeira-dama Aline Lins, e a vice-prefeita Ana Maria Rossi. A bandeira de Osasco pela deputada federal Renata Abreu e pelo presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva, e a bandeira da Ordem dos Emancipadores, pelo presidente da instituição, Lázaro Antônio Suave e pelo presidente honorário José Geraldo Setter.

Em seu discurso, o prefeito falou sobre a importância da luta da Ordem dos Emancipadores para o município. “Sem os emancipadores essa história não seria possível. Também é graças a força do nosso povo que a cidade tem crescido, por isso hoje é um dia de muita gratidão. Osasco é tudo para mim, é por ela e esse povo maravilhoso que quero trabalhar”.

A deputada federal Renata Abreu também destacou a luta dos emancipadores e elogiou o trabalho realizado pelo prefeito Rogério Lins. “Parabéns aos emancipadores que fizeram a diferença e não desistiram do sonho. Passados todos esses anos, tenho orgulho de andar pela cidade e ver a mudança em cada canto, acredito no seu trabalho prefeito Rogério Lins”.

Participaram das atividades os deputados federais Renata Abreu, Ely Santos e Marcos Pereira; os secretários municipais Cláudio Monteiro (Administração), Jorge Luis Cantagessi (Chefia de Gabinete), Cláudio Piteri (Educação), Rodolfo Cara (Esporte, Recreação e Lazer), Sérgio Di Nizo (Governo), Pedro Sotero (Habitação), Fábio Grossi (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Cláudio da Locadora (Cultura), Éder Máximo (Planejamento e Gestão e Comunicação), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras), José Carlos Vido (Assistência Social), Gelso de Lima (Emprego, Trabalho e Renda) e Lau Alencar (Transportes e Mobilidade Urbana); o presidente da Câmara Municipal, Ribamar da Silva e os vereadores Ana Paula Rossi, Batista de Sousa Moreira (Batista Comunidade), Carmônio Bastos, Cristiane Furlan Celegato, Elsa Natal de Oliveira, Délbio Teruel, Emerson Márcio Vitalino (Emerson Osasco), Fábio Chirinhan, José Carlos Ferreira Silva (Zé Carlos Santa Maria), Josias Nascimento de Jesus (Josias da Juco), Luís Carlos Soares de Oliveira (Julião), Paulo José da Silva Júnior, entre outras autoridades.

Posts Recomendados