Atividades recreativas e culturais marcam aniversário de Osasco no Chico Mendes

Texto: Olga Liotta
Imagem: Fernanda Cazarini

Não faltou diversão nas comemorações de aniversário de 60 anos de Osasco, no sábado, dia 19/2, no Parque Chico Mendes. A Prefeitura, por meio de uma ação intersecretarial, promoveu vasta programação de atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer para todos os públicos. A Prefeitura estima que cerca de 5 mil pessoas tenham passado pelo evento.

A família de Francisco de Assis, morador do Rochdale, chegou cedo e passou a tarde toda no local. Assis ficou sabendo da programação e logo organizou o passeio com os três filhos, Gabriel, 12 anos, e as gêmeas, Sofia e Iasmim, 8.

“O evento foi excepcional, bem organizado, com segurança e interatividade. A Prefeitura deve fazer outros mais vezes, pois é muito bom. Meus filhos interagiram com os personagens, fizeram fotos, assistimos a contação de histórias e o teatro. Foi um dia especial em família”, destacou Assis.

Quem passou pelo novo Coreto teve a oportunidade de acompanhar a apresentação da Berimbalada e participar do aulão de capoeira, entre outros entretenimentos das secretarias de Cultura e de Esportes.

As secretarias Executivas de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade e a da Promoção da Igualdade Racial promoveram no local uma Ciranda de Mulheres e as Rodas de Saias com mulheres, homens e crianças, com direito a declamação de poemas e poesias.

A Secretaria de Educação, em parceria com a Planneta Educação, instalou uma tenda ao lado da Agricultura Urbana com diversos atrativos para a criançada e os seus responsáveis. Teve teatro de fantoche, contação de histórias, pintura de rosto, apresentações com palhaços e mágicos e a participação de personagens como a Mulher Maravilha, Homem-Aranha, Olaf, LadyBug, Naruto e Bela.

A Sabesp montou uma exposição com a maquete “Cidade Sustentável”, em que foi possível conhecer o caminho que a água faz desde quando sai do rio, passando pelas estações de tratamento, até chegar às casas. A companhia também distribuiu água para hidratar o público durante todo o evento.

As atividades contaram ainda com espaço de relaxamento corporal, com aplicação de técnicas terapêuticas de Reiki e Barra de Access, disponibilizado pela Secretaria Executiva de Infância e Juventude.

Na quadra coberta do parque, a bola rolou solta. As equipes femininas de Vila Prado e Só quem é deram show na partida simbólica de aniversário da cidade. E os meninos da Escolinha do Nacadência também brilharam. Teve ainda dança do ventre, zumba e apresentação de Ginástica Artística e da banda Nagueta.

No auditório de Educação Ambiental foram realizadas oficinas de pintura em tecido, dança e palestras ambientais. A equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos doou diversas mudas de árvores à população. Quem visitou o Orquidário pôde conhecer as mais de 200 espécies de orquídeas existentes e saber mais sobre suas formas e orientações sobre o cultivo.

Quem estava à procura de um animal de estimação teve a oportunidade de encontrar um “melhor amigo” na Feira de Adoção de cães e gatos, promovida pelo Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal.

A Equoterapia passou por ampla reforma e modernização. O serviço foi ampliado e agora conta com oito cavalos e capacidade para atender até 250 alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino. A entrega do equipamento foi marcada por diversas oficinas terapêuticas, como também pela apresentação do Cavalo Alado, com Cecília Gobbo, e a participação especial dos paratletas Murilo Carleto e Gustavo Diniz.

Luciana Alves, do Jardim Santa Maria, levou o irmão Fabiano Alves, que tem deficiência intelectual, para participar das oficinas. “Está sendo uma ótima iniciativa. Ele estava ansioso para chegar aqui e encontrar o pessoal”, comentou.

O evento de aniversário de Osasco contou com o tradicional corte do bolo, das entregas do Novo Batistério, do novo Coreto e da Equoterapia, e o lançamento de um pacote de obras e serviços, intitulado “60 Anos – Osasco feita por você”, que será entregue ao longo de 2022.

Durante os eventos, foram adotadas todas as medidas protocolares e sanitárias contra o novo coronavírus, como disponibilização de álcool em gel e o uso obrigatório de máscaras.