Osasco avança em modernização do sistema de iluminação pública
Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck
O programa Cidade Iluminada segue com a instalação de novas luminárias LED em diversos bairros da cidade, entre eles Novo Osasco, Padroeira, Veloso, Munhoz Jr., Jardim Roberto, Vila Menck, Jardim Mutinga, Presidente Altino e Jardim Veloso.
A ação prevê a implantação em vias públicas de 24.850 luminárias LED em substituição às atuais (multivapor) e outras 2.500 luminárias decorativas em praças, parques e áreas externas de prédios municipais.
Do total previsto em contrato, já foram instaladas 22.880 luminárias em vias públicas da cidade (falta instalar outras 1.970) e outras 1.009 decorativas em praças parques e áreas externas de prédios públicos (nesses locais faltam instalar outras 1.491).
Até o momento, cerca de 87% do contrato encontra-se executado e, ao final da implantação de 100% do programa, aproximadamente 90% do parque de iluminação do município estará com luminárias LED instaladas.
O programa visa atender exigências fundamentais do usuário, como a redução de acidentes noturnos e mais facilidade no fluxo do tráfego, além da economia de recursos, já que esse modelo reduz em até 30% o consumo de energia.
O custo de manutenção também é menor, porque as lâmpadas LED têm vida útil maior, o que evita trocas constantes.
A substituição das luminárias foi iniciada em 2018. Antes desse período, a cidade contava com apenas 4.300 luminárias LED, ou seja, 12% do total de instalações.
O novo sistema de iluminação torna o ambiente mais iluminado e confortável para frequentadores de parques e praças e oferece melhor visibilidade a motoristas e pedestres.
Sustentabilidade
Outro benefício em relação às luminárias convencionais é que as lâmpadas de LED não possuem materiais danosos ao meio ambiente. O número de luminárias que serão descartadas será infinitamente menor, já que sua duração é muito superior às convencionais.