Mais de 1700 pessoas são vacinadas contra a Febre Amarela no Dia D

  Secretaria da Saúde

A vacinação continua durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade

Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanda Cazarini

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco registrou a vacinação de 1.730 pessoas no “Dia D” de Vacinação contra a Febre Amarela, realizado no sábado, 22/2. Foram imunizadas pessoas a partir de 6 meses de idade que ainda não tinham recebido a dose da vacina. A intensificação da vacinação contra a febre amarela continua e a Prefeitura solicita que os munícipes que se enquadrem nesse requisito compareçam à UBS mais próxima, munidos de documento de identificação com foto e caderneta de vacinação, para receber a imunização.

Os pais que tiverem dúvidas sobre a necessidade de seus filhos tomarem ou não o imunizante podem comparecer à UBS, onde os técnicos de enfermagem e enfermeiros fornecerão todas as orientações necessárias.

É importante ressaltar que a vacinação é seletiva; moradores a partir de 5 anos que já tenham tomado a vacina em algum momento da vida não precisam receber outra dose.

Para os idosos (60 anos ou mais), a imunização será realizada conforme avaliação médica, levando em consideração o risco relacionado a comorbidades, doenças autoimunes, tratamentos específicos ou uso contínuo de medicamentos que contraindiquem a aplicação da vacina.

Gestantes e mulheres que amamentam crianças com até 6 meses devem interromper a amamentação por 10 dias após a vacinação. Recomenda-se que a mulher faça a extração do leite materno antes da vacina para garantir a continuidade do aleitamento nesse período.

 

A vacina contra a febre amarela pode ser administrada simultaneamente com a maioria das vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, o que ajuda na atualização da situação vacinal. No entanto, é necessário um intervalo mínimo de 30 dias para quem recebeu a dose da vacina contra a dengue. Além disso, é recomendado procurar a UBS para mais informações.

A família de Thaysa Cristina da Silva agora está protegida. Ela e o esposo, Rubens Pereira S. Jr., foram tomar a vacina contra a febre amarela. A filha, Ágatha Cristine da Silva, 9 anos, já completou o ciclo de imunização. “Saímos cedo e voltamos tarde do trabalho, o que adia nossos cuidados com a saúde. Nossa filha já está imunizada. Então foi muito bom estarmos aqui neste sábado,” reforçou Thaysa.

Sueli Matheus, 50 anos, estava acompanhada pelo genro Rafael Augusto S. Gutierrez e pelas netas Ana Clara, de 9 anos, e Helena, de 4 anos. As duas netinhas foram vacinadas contra a febre amarela. “Só temos que agradecer por essa oportunidade. As pessoas precisam ter mais consciência e vir se vacinar, aproveitar todas as ocasiões e manter a saúde em dia”, declarou.

Últimas postagens
Pular para o conteúdo