“Linguagem simples e experiência do usuário” foi tema do 2º debate do Laborando Ideias

  Osasco

Texto e foto: Olga Liotta

O segundo encontro do Laborando Ideias, ciclo de debates com especialistas sobre inovação no serviço público e simplicidade no atendimento ao cidadão, promovido pela Prefeitura de Osasco para os servidores públicos, foi realizado na terça-feira, 5/7, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, anexa ao Paço Municipal.

O debate contou com a participação da jornalista e especialista em Linguagem Simples, Heloisa Fisher, que apresentou questões direcionadas ao tema: “Cidadão: linguagem simples e experiência do usuário (UX)”.

Heloísa é carioca e esteve pela primeira vez em Osasco. Ela é conhecida pelo uso da linguagem simples nos ambientes de trabalho e fortalecimento da cidadania por meio da Linguagem. É autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania” (primeiro livro em português dedicado à Linguagem Simples).

A convidada mostrou alguns problemas que o cidadão pode ter ao encontrar uma informação passada de forma difícil, com termos muito técnicos e siglas que não são utilizadas no dia a dia. Segundo a especialista, em um texto escrito de forma complicada, a informação leva mais tempo para ser compreendida.

Foram apresentadas práticas de utilização de textos mais simples no serviço público, pensando sempre no foco final, que é a compreensão do cidadão. Os exemplos valem ao escrever um e-mail, ofício, descrição de cargos e serviços, informativos, processos seletivos, informações em portais, entre outros.

Uma das recomendações citadas foi da Lei Complementar 95, de 26 de fevereiro de 1998, que sugere no artigo 11, que os textos da lei possuam uma redação com mais clareza, precisão e ordem lógica, sem termos burocratês e juridiquês.

“Todo mundo tem o direito (civil) de entender as informações que orientam o cotidiano, e para que isso aconteça é preciso adotar uma linguagem simplificada, acessível a todos os níveis de escolaridade. Está ao nosso alcance gerar essa mudança. Pensem que talvez hoje a informação esteja “acessável” (do verbo acessar), mas é preciso que ela se torne acessível”, comentou Heloisa.

Durante o debate, um dos questionamentos foi “por onde começar?” e Heloisa Fisher pontuou: “É preciso sair do objeto para a finalidade. Procurem escrever frases mais curtas (até 20 palavras), com linguagem mais usual. Às vezes, não precisa nem mudar a redação, mas uma simples quebra de parágrafos longos com um ponto final fará uma grande diferença”.

A linguagem simples na gestão da mudança organizacional envolve desde as escolhas pessoais (crenças), passa pelo organizacional (trabalho) e finaliza no social (sociedade). Conhecer as características pessoais e do trabalho contribuirá na construção de estratégias diferenciadas e inovadoras.

Mediando o debate estavam os secretários municipais Amanda França (Secretaria Executiva de Políticas da Promoção e da Igualdade Racial), Bruno Mancini (Finanças), e o dr. Claudio Lysias da Silva (procurador-chefe da Procuradoria de Assessoria Técnico-Legislativa). A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Planejamento e Gestão e Interino de Comunicação, Eder Máximo.

Sobre o “Laborando Ideias”

Lançado no dia 30/6 pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins, o Laborando Ideias integra o Programa “Inova Servidor” e faz parte das ações do LABORA OSASCO (Laboratório de Governo e Políticas Públicas), vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Por meio de um ciclo de debates com especialistas, os servidores públicos (efetivos, comissionados, estagiários, terceirizados e integrantes do programa Recomeçar) são estimulados a maximizar o conhecimento de seu dia a dia de trabalho para desenvolver novas formas de execução, buscando assim inovar o atendimento na ponta, gerando uma melhor experiência do cidadão com o serviço público, explicou a diretora do Labora, Ana Clara Citelli.

No primeiro encontro, o debate foi realizado com Daniel Annenberg, um dos criadores do Poupatempo e do Descomplica SP, abordando o tema: “Simplificando o Serviço Público e Aproximando o Cidadão com Qualidade”.

Ao todo, serão realizados quatro encontros. Os próximos acontecerão dias 29/7 com o tema “Melhoria do processo de trabalho” e 12/8 com “Inovação Tecnológica”.

Ao final deste primeiro “Laborando Ideias” haverá uma premiação de até R$ 21 mil para a ‘ideia de ouro’ por meio do Prêmio Inova Servidor ou “Oscar da Prefeitura”, como vem sendo chamado internamente. O edital com todos os requisitos será publicado em agosto na Imprensa Oficial do Município de Osasco.

As ideias serão classificadas dentro de um dos quatro temas apresentados nas rodas de conversas: Simplificando o serviço público e aproximando o cidadão com qualidade; Cidadão: Experiência do Usuário; Melhorias nos processos de trabalho e Inovação e Tecnologia: Osasco Inteligente.

O prêmio ocorrerá no dia 15/12/2022 e será distribuído em 1º, 2º e 3º lugar nas quatro categorias, com os seguintes valores: R$ 12 mil (1º lugar), R$ 6 mil (2º lugar) e R$ 3 mil para o terceiro colocado. Haverá ainda uma quinta categoria que está sendo chamada “Ideia de Ouro’’ que, segundo o LABORA, é a ideia que consegue ser mais abrangente nas quatro categorias e haverá somente um ganhador, com o prêmio de R$ 21 mil.

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