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Perguntas e respostas
Central 156
O App 156 Osasco está disponível nos sistemas Android (Google Play) e iOS (Apple Store). Basta seguir as recomendações do aparelho e instalar seu aplicativo.
Por meio do app 156 Osasco, o cidadão pode obter informações e/ou solicitar serviços diversos que beneficiam toda a cidade.
Além dessa ferramenta, o 156 também atende por meio dos telefones 156 ou (11) 3651-7080 (fixo) ou através do chat (http://156.osasco.sp.gov.br/)
Central 156 funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quem está fora do município de Osasco também pode entrar em contato por meio do telefone fixo informado acima.
Curiosidades: A Central 156 de Osasco foi criada com o objetivo de aproximar o cidadão da Prefeitura, proporcionando mais comodidade e facilidade na comunicação, solicitação de serviços, consulta de informações e atendimento em geral.
Desde o início de suas atividades a Central 156 já realizou mais de 3 milhões de atendimentos, facilitando o acesso do cidadão osasquense a diversas informações, como por exemplo:
- Seguro Desemprego;
- Carteira de Trabalho;
- Intermediação de Mão de Obra;
- IPTU;
- Unidades Escolares;
- Unidades de Saúde.
Além, de obter informações, o cidadão pode solicitar serviços diversos que beneficiam toda a cidade, tais como:
- Reparos na Iluminação Pública;
- Poda de Árvores;
- Tapa-Buraco;
- Sinalização de Trânsito;
- Capinação;
- Roçamento;
- Retirada de Móveis.
Outro importante serviço disponibilizado pela Central 156 é o agendamento de atendimento nas Secretarias de Finanças e Habitação, o cidadão é atendido com hora marcada, sem filas.
Além de todos os benefícios e facilidades geradas pela Central 156 para o cidadão, a Prefeitura de Osasco têm acesso às informações em tempo real, gerando demanda de atividades para as equipes que executam o serviço, otimizando todo o processo e eliminando a burocracia.
O serviço de remoção de entulho ou móveis em via pública é realizado por meio da Secretaria de Serviços e Obras e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156
Etapas para a realização do serviço:
- Entrar em contato com a Central 156
- Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
- Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
- O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
- O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana
Horário de atendimento: 24 horas
O serviço de manutenção da Iluminação pública de Osasco é realizado pela Secretaria de Serviços e Obras. e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156
Etapas para a realização do serviço:
- Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
- Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
- Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
- O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
- O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana
O serviço de manutenção da praças públicas de Osasco é realizado pela Secretaria de Serviços e Obras. e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156
Etapas para a realização do serviço:
- Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
- Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
- Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
- O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
- O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana
O serviço de poda de árvore em Osasco é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156
Etapas para a realização do serviço:
- Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
- Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
- Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
- O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
- O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana
A solicitação do serviço de fiscalização e retirada de caçambas em via pública é realizada somente através da Central 156, via telefone.
Etapas para a realização do serviço:
1.Ligar na Central 156 para registro da solicitação.
É necessário informar a descrição da ocorrência e, se possível, os dados da empresa proprietária da caçamba (nome e telefone).
- Aguardar a fiscalização;
- Após a realização da fiscalização, e caso identificado que a caçamba esteja irregular, ela será retirada.
- O acompanhamento da solicitação poderá ser realizado através da Central 156.
- Prazo: 60 dias após a solicitação da fiscalização.
O serviço de remoção de carro abandonado em via pública é realizado pela Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156
Etapas para a realização do serviço:
- Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
- Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
- Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
- O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
- O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana
O serviço de limpeza de boca de lobo e galerias é realizado pela Secretaria de Serviços e Obras e pode ser solicitado pela Central de Atendimento ao Cidadão – 156
Etapas para a realização do serviço:
- Para solicitar a manutenção é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco.
- Fornecer os dados necessários (nome completo, CPF, telefone, endereço de residência, endereço da solicitação).
- Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
- O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
- O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana
Você pode se dirigir a um dos oito ecopontos de Osasco.
Os Ecopontos, vinculados à Secretaria de Secretaria de Serviços e Obras, e com gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, são equipamentos públicos destinados à entrega voluntária de sobras da construção civil, jardinagem, produtos eletrônicos, volumosos e resíduos potencialmente recicláveis.
Os Ecopontos integram o Plano de Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12305) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e promovem a geração de trabalho e renda, por meio das cooperativas que trabalham com coleta seletiva, e ações de educação ambiental, para garantir um bom desempenho dos serviços, humanização dos espaços, segurança e conforto aos usuários.
Para o descarte nos ecopontos é requisito necessário ser morador de Osasco.
Existe uma quantidade diária permitida por CPF e placa de veículo de 1m³ (o equivalente a aproximadamente 18 sacos de 20 litros) para o descarte de resíduos da construção civil e demolição e para resíduos de jardinagem. Durante o período de pandemia, os Ecopontos atenderão em horário diferenciado, segunda a sábado, das 8h às 16h.
PODE X NÃO PODE
Para saber sobre o que pode e não pode ser descartado nos Ecopontos e mini ecopontos acesse o Decreto Municipal nº 11797, de 18 de setembro de 2018. (Decreto 11797 2018 de Osasco SP (leismunicipais.com.br)
Os ecopontos não receberão:
I – Resíduos perigosos – aerossóis, medicamentos e suas embalagens, óleos lubrificantes e suas embalagens, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio ou de mercúrio, agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
II – resíduos com potencial patogênico/infeccioso- papel higiênico, fraldas, seringas, agulhas e curativos;
III – resíduos orgânicos;
IV – pneus e demais borrachas.;
V – papéis metalizados, papéis engordurados, etiquetas e fotografias.
VI – Telha de amianto, lã de vidro, gesso, tintas e suas embalagens,
VII – Cadáveres de animais;
Os ecopontos receberão somente:
I – Resíduos recicláveis secos – papéis (jornais, revistas, envelopes, papelão, embalagens longa vida), plásticos (excetuando aqueles empregados como embalagens dos resíduos perigosos arrolados no inciso I do Art. 7º deste decreto), metais e vidros.
II – Resíduos de construção civil cuja descarga será limitada a 1m³/dia por CPF e placa de veículo;
III – Resíduos volumosos tais como: móveis e equipamentos domésticos inutilizados, grandes embalagens e peças de madeira,
IV – Óleos de cozinha usados;
V – Resíduo vegetal, proveniente da manutenção de áreas verdes limitada à 1m³/dia por CPF e placa de veículo;
VI – Produtos eletroeletrônicos e seus componentes; e
VII – Pilhas e baterias
Unidades dos Ecopontos:
- Jardim Mutinga – Avenida Ônix, 783
- Novo Osasco – Rua Theodoro de Souza Brandão, 1020
- Jaguaribe – Rua Fernando Miolin Filho, 150
- Helena Maria – Rua Belarmino Alves da Silva, esquina com a Rua Walt Disney
Qualquer dúvida relacionada ao serviço basta ligar na Central 156 (3651-7080) para mais informações. A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.
Para denunciar estacionamento em local proibido basta ligar na Central de Atendimento ao Cidadão – 156.
O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
Etapas para a realização do serviço:
- Para registrar a denúncia é preciso entrar em contato com a Central 156 (fixo ou 3651-7080) ou app 156 Osasco. A ligação é sigilosa.
- Fornecer o endereço do estacionamento irregular e demais informações que possam ser necessárias.
- Anotar o número de protocolo para acompanhamento da solicitação
- O pedido será encaminhado ao órgão responsável que, colocará na programação para executar o chamado.
- O requerente poderá acompanhar a solicitação através da Central 156, fornecendo o número de protocolo.
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana
A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. A solicitação de vagas em creches é feita por meio da Secretaria de Educação de Osasco. Veja abaixo como proceder:
Etapas para a realização do serviço:
1.As inscrições para preenchimento das vagas do próximo ano letivo começam sempre a partir do início de outubro. Ano corrente podem ser realizadas em qualquer data.
- Comparecer na Secretaria de Educação/Central de Vagas das 8h às 15h. Não há necessidade de agendamento. Antes de se dirigir ao local pode consultar como está o atendimento por meio do telefone:(11) 3651-9404.
A Secretaria de Educação está localizada na Rua Eclísio Viviani, 126 – Vila Campesina.
Necessário apresentar todas as documentações necessárias e um número de telefone celular ou telefone fixo para confirmação da vaga.
Também é possível fazer a inscrição em todas as unidades escolares – das 8h às 17h.
A relação dos endereços das unidades escolares pode ser acessada por meio deste link: https://osasco.sp.gov.br/secretaria-de-educacao/#1637764002217-f5bcadff-71c8
Documentação na inscrição:
- Documento com foto do responsável pelo aluno;
- Certidão de nascimento da criança;
- Carteira de vacinação atualizada;
- Comprovante de residência no nome do responsável pelo aluno (mãe, pai ou responsável legal);
- Números de telefones para contato atualizados;
- Se a criança possuir alguma deficiência, apresentar laudo médico;
- Se fizer parte do Programa Bolsa Família, apresentar cartão do programa, juntamente com o último extrato;
Documentação na matrícula:
- Todos da inscrição
- Declaração de serviço do Pai e Mãe,
- RG de terceiros autorizados pelos pais para retirar a criança da unidade.
3.prazo e local para realização da matrícula
O responsável pelo aluno será comunicado por telefone da confirmação da vaga e terá 1 (uma) semana para a efetivação da matrícula na unidade de ensino escolhida, munidos das documentações necessárias, no período de segunda a sexta, das 8h às 17h. Não há necessidade de agendamento.
Requisitos Necessários:
Tem direito a credencial de estacionamento para idoso emitido pelo DEMUTRAN pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, ser condutor ou passageiro de veículo automotor e residente no município de Osasco.
Etapas para a realização do serviço:
1.Realizar o agendamento para atendimento no site da Central 156 Link: http://servicos.156.osasco.sp.gov.br:9197/demutran-web/
- Na data e hora agendada, comparecer ao DEMUTRAN, munido dos documentos listados acima.
Observações: Prioridade para a ordem de chegada das solicitações. Por se tratar de um serviço oferecido a um público que é prioritário.
Locais onde dar entrada: Rua Elias Zamlut, 70 Vila Osasco. Telefone: 3654-3102/ 3682.6224 /
Documentos necessários: Original de documento de identidade oficial (RG, CPF, CNH ou equivalente), original de comprovante de endereço atual em nome do munícipe.
Horário de atendimento: 9h às 16h
Prazo: 07 (sete) dias corridos.
No site da Prefeitura há uma página onde constam todas as dúvidas relacionadas ao Programa Nosso Futuro.
Acesse: https://osasco.sp.gov.br/nossofuturo/
Caso sua dúvida não tenha sido solucionada no site, entre em contato com nossa Central 156 (fixo ou 3651-7080).
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.
No site da Prefeitura há uma página onde constam todas as dúvidas relacionadas ao Programa Nosso Futuro.
Acesse: https://osasco.sp.gov.br/nossofuturo/
Caso sua dúvida não tenha sido solucionada no site, entre em contato com nossa Central 156 (fixo ou 3651-7080).
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.
No site da Prefeitura há uma página onde constam todas as dúvidas relacionadas ao Programa Nosso Futuro.
Acesse: https://osasco.sp.gov.br/nossofuturo/
Caso sua dúvida não tenha sido solucionada no site, entre em contato com nossa Central 156 (fixo ou 3651-7080).
Atenção: A Central 156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.