Eleição histórica define representantes para o COMSEA Osasco 2024-2025
João Perez
Imagens: SESAN/PMO
No último dia 23/3 foi realizada na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva a eleição dos representantes da sociedade civil para composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco para o biênio 2024/2024. Foram votados 14 representantes da sociedade civil.
Foi a maior eleição do COMSEA já registrada na cidade, tanto em número de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e instituições inscritas participantes (21), como no número total de eleitores (493 eleitores), para definição dos representantes da sociedade civil.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA-, órgão colegiado de caráter consultivo, tem como atribuição recomendar ao Poder Executivo diretrizes gerais da política municipal de segurança alimentar e nutricional, que contemplem todas as pessoas que vivam no território municipal, nos termos da Lei 4.694/2015.
Para realizar a eleição, foi aprovada a Deliberação Comsea/Osasco nº 01, de 20 de fevereiro de 2024, também criada a comissão de eleição para preparação dos atos e a organização da eleição foi realizada pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social.
De acordo com os resultados divulgados no dia 23/3, após contagem dos votos e resultados no próprio local da votação, foram eleitas (titulares) para compor o COMSEA/Osasco as seguintes associações e instituições de Osasco:
No Segmento de Associações e instituições:
Associação Camila em Defesa e Valorização da Vida,
Instituto Marcia Ferrari (IFM),
Casa de Assistência de Idosos Francisco de Assis ( Caifa),
Associação Grupo do Bem,
Anhanguera Educacional Participações S/A (Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Campus Osasco),
Associação Família Esperança,
Instituto Caminhos Contra Injustiça,
Associação Brasileira Caminhos Elementais (Abrace),
Comunidade Kolping do Jardim Califórnia,
Associação Viva Quitaúna e
Associação dos Moradores das Periferias de Osasco (E A.M.P.O)
No segmento sindical dos trabalhadores farão parte:
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo (STILASP) e o Sindicato dos Padeiros.
Já no segmento sindical patronal/empregadores fará parte:
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Osasco – Alphaville e Região (SINHORES).
A posse dos eleitos pela sociedade civil e dos representantes do Poder Público será realizada no mês de abril, em data a ser divulgada pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social.
Osasco pertence ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o COMSEA possui papel fundamental para as políticas públicas de segurança alimentar.