Dia Nacional do Samba reúne atividades no Centro de Osasco

  Promoção da Igualdade Racial

A Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) promove, no dia 2 de dezembro, uma programação especial na Praça Antônio Menck/Estação de Osasco, das 12h às 21h, em comemoração ao Dia Nacional do Samba. O evento contará com DJs, banda de samba-rock, grupos em roda de samba e participação livre de músicos e cantores, celebrando uma das mais importantes manifestações culturais do país.

A programação inclui ainda a tradicional Feira Afro, com espaço gastronômico, artesanato e empreendedorismo, fortalecendo a valorização da cultura afro-brasileira e o protagonismo de artistas e empreendedores locais. A atividade marca o encerramento da Programação do Mês da Consciência Negra 2025 no município.

“Será um encontro de músicos, compositores, intérpretes e de todos aqueles que ajudam a manter vivo esse patrimônio cultural, visto que Osasco também é reconhecida como um dos maiores celeiros artísticos do Brasil. Muitos artistas fizeram sucesso nas décadas de 1980 e 1990 na famosa Praça do Samba, no Km 18. A cidade tem uma forte trajetória cultural, construída por tradicionais escolas de samba que, ao longo do tempo, transformaram-se em blocos de carnaval de rua, hoje somando cerca de 25 blocos atuantes”, destacou Paulinho Samba de Rua.

Dentre os artistas participantes, destacam-se o Projeto Sacode Oz, Samba na Praça Presidente Altino, Barraca do Samba, Toque de Tambor, Balanço Mariah, Briellitta, além dos DJs Elisa Guanabara, Edson Box, Asa e DJ Junior, entre outros.

O Mês da Consciência Negra em Osasco contou com 37 atividades e foi dedicado à promoção de políticas públicas contínuas de combate ao racismo e à intolerância religiosa. Entre os destaques está a implementação, pela Seppir, da 1ª Lei de Fomento da Cultura Afro-Brasileira da região, voltada à valorização de profissionais atuantes no recorte étnico-racial.

O Dia Nacional do Samba foi instituído pela Lei Federal nº 14.567/2023, que reconhece as escolas de samba, seus desfiles, músicas, práticas e tradições como manifestação da cultura nacional.

Serviço

Dia Nacional do Samba reúne atividades no Centro de Osasco

Dia:02/12 (terça-feira)

Horário: das 12h às 21h

Local: Praça Antônio Menck (Estação de Osasco)

Gratuito

Últimas postagens