Apresentações do CAPS Adulto marcam evento na Escola de Artes de Osasco
Texto: Olga Liotta
Imagens: Divulgação
O auditório da Escola de Artes César Antonio Salvi recebeu no dia 2 de dezembro apresentações artísticas organizadas pelo CAPS Adulto, equipamento vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco.

O projeto “Arte em Movimento”, idealizado pelo psicólogo João Roberto e pelas técnicas de enfermagem Sônia e Janaina, funcionários do CAPS Adulto, apresentou atividades que destacaram a arte como recurso de cuidado e de transformação na vida dos pacientes atendidos pela unidade.

Além do “Arte em Movimento”, o evento contou com a participação do Coral Fina Sintonia, grupo existente há 14 anos que realizou apresentações coletivas e individuais, e do grupo “Move Mente” com coreografias próprias.

O grupo “Arte no Pano” expôs trabalhos de bordado e pinturas em tecido. Já o grupo “Poetas e Poetisas” apresentou poesias autorais, abordando reflexões sobre a vida.

Paralelamente às apresentações, o hall de entrada da Escola de Artes recebeu a exposição itinerante “Arte Bordada à Mão”, que percorre equipamentos municipais e outros espaços da cidade desde o início do ano, com obras produzidas pelos artistas do CAPS Adulto.
As diversas apresentações reuniram familiares e convidados. “Foi um evento importante, que evidenciou que o transtorno mental não impede a participação ativa na sociedade. Pelo contrário, demonstra que quando há respeito ao direito de cada pessoa ser quem é, sem julgamentos e preconceitos, fortalecem-se valores de convivência que são fundamentais para o desenvolvimento humano”, destacou João Roberto.





