Alunos da EMEF João Larizzatti visitam Orquestra Sinfônica do Estado

Texto: Kelly Cerqueira
Foto: Ivan Cruz

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Larizzatti tiveram uma verdadeira imersão cultural ao visitarem o projeto “Descubra a Orquestra”, com a participação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A experiência, além de enriquecedora, teve um impacto significativo no desenvolvimento pedagógico e cultural dos estudantes.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, disse que a visita faz parte de um projeto educacional que busca ampliar os repertórios dos alunos e proporcionar experiências culturais diversas. “O projeto pedagógico da rede municipal de ensino está comprometido com uma educação integral e inclusiva, entende a importância de levar os alunos para além dos muros da escola, proporcionando vivências que enriquecem o aprendizado e estimulam o desenvolvimento pessoal e social”, concluiu.

Durante a visita, os educandos puderam vivenciar de perto o universo da música clássica, assistir a ensaios e conhecer os bastidores de uma orquestra profissional. Essa experiência não apenas despertou o interesse dos estudantes pela música, mas também estimulou sua criatividade, imaginação e seu senso estético.

O projeto “Descubra a Orquestra” foi uma oportunidade para os alunos da EMEF João Larizzatti expandirem seus horizontes com experiências que alavancou os repertórios culturais. Além disso, a visita a sala de concerto teve um impacto pedagógico significativo. “Os alunos puderam relacionar o que aprenderam em sala de aula com a prática real, compreendendo de forma concreta os conceitos musicais e históricos estudados. Essa conexão entre teoria e prática é essencial para o processo de aprendizagem significativa, pois permite que os alunos percebam a relevância do que estão aprendendo para suas vidas”, explicou a coordenadora pedagógica Cintia Helena.

Sobre o projeto Descubra a Orquestra

Programa de educação musical dedicado a professores e estudantes da Rede de Ensino do Estado de São Paulo. Criado em 2001, oferece cursos de capacitação e eventos didáticos gratuitos com o objetivo de introduzir o universo da música sinfônica e coral.

O programa oferece cursos para professores com ou sem conhecimento musical prévio, oferecidos em modalidade híbrida com atividades presenciais e acompanhamento à distância. Durante a capacitação, são trabalhadas as noções básicas de elementos da linguagem musical e a ampliação dos repertórios culturais, a fim de possibilitar a construção de atividades para sala de aula e projetos interdisciplinares.

Todos os cursos contam com certificado homologado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE).