Ação de Saúde Visual beneficia jovens em medida socioeducativa da Fundação Casa de Osasco
Texto: Olga Liotta
Imagens: Arquivo_Fundação CASA
Uma ação de saúde visual foi realizada no dia 18 de fevereiro, na Fundação CASA Osasco II, beneficiando 12 adolescentes em medida socioeducativa. A iniciativa foi organizada pela equipe gestora do centro socioeducativo, em parceria com a Secretaria Executiva da Infância e Juventude (SEIJ) da Prefeitura de Osasco. O objetivo foi melhorar a qualidade de vida dos jovens e promover um melhor desempenho escolar, por meio do cuidado com a saúde ocular.
Além dos exames oftalmológicos, realizados no dia 6 de fevereiro e que identificaram a necessidade do uso de óculos, os adolescentes tiveram a oportunidade de escolher suas próprias armações, doadas por uma empresa do setor óptico, com o apoio da empresária Fabiana Cavalcante Dario. A ação também beneficiou servidores dos setores de segurança, pedagógico, administrativo e psicossocial da unidade, que realizaram exames e adquiriram óculos com desconto.
Os exames foram conduzidos pelo optometrista Edson José Dario, profissional habilitado para identificar problemas visuais e prescrever soluções ópticas. Durante a ação, dois adolescentes foram diagnosticados com a necessidade de intervenção cirúrgica para correção de problemas visuais e receberão todo o tratamento necessário.
A encarregada técnica do CASA Osasco II, Renata de Magalhães Vasconcelos, destacou a emoção dos jovens com o serviço. “A alegria e o brilho nos olhos desses jovens ao experimentarem os óculos pela primeira vez foram emocionantes. Saber que isso fará diferença no aprendizado e na vida deles é gratificante”, destacou.
O secretário executivo da SEIJ, Rodolfo Cara, reforçou os frutos da parceria entre as entidades. “Esta ação é um exemplo claro do impacto positivo de uma parceria eficiente. Proporcionar uma visão mais nítida a esses jovens é motivo de grande orgulho. O sucesso da iniciativa no CASA Osasco II motivou a expansão do projeto, e a mesma ação será realizada em breve no CASA Osasco I, beneficiando ainda mais adolescentes”, afirmou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, enfatizou que esse compromisso conjunto propõe oferecer melhores condições para o desenvolvimento dos jovens. A instituição ampliará as ações preventivas e educativas de saúde ocular, com novos exames oftalmológicos programados para os adolescentes e suas famílias, além de palestras sobre cuidados com a visão para assegurar que cada jovem tenha a oportunidade de enxergar um futuro melhor.
“Garantir que eles possam enxergar o mundo com clareza é proporcionar mais uma ferramenta para o aprendizado e a reintegração social”, ressaltou Carletto.