Prefeitura de Osasco dá posse aos novos membros do COMSEA

  Secretaria da Família Cidadania e Segurança Alimentar, Secretaria Executiva de Segurança Alimentar Nutricional

Texto: Rogério Bete

Imagem: David Mazzo

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar (Sefam), realizou na quarta-feira, 17/06, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (Sala Osasco), a cerimônia de posse dos conselheiros que irão compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/Osasco) para o biênio 2026-2028.

O COMSEA/Osasco tem como objetivo propor, acompanhar e fiscalizar políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional, fortalecendo a participação popular e a articulação entre governo e sociedade civil na construção de uma cidade mais justa e solidária.

O prefeito Gerson Pessoa assinou o livro de posse dos novos conselheiros acompanhado dos secretários municipais Gisela Solymos (Família, Cidadania e Segurança Alimentar), Gustavo Pegorari (Chefe de Gabinete), Leandro Ribeiro (secretário adjunto da Família, Cidadania e Segurança Alimentar), Daniel Matias (secretário adjunto de Assistência Social), Michele Peroni (secretária adjunta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e João Perez (secretário executivo de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social).

Durante a cerimônia, o prefeito Gerson Pessoa ressaltou a importância da participação da sociedade civil na construção das políticas públicas e destacou o papel estratégico do terceiro setor para o desenvolvimento social da cidade. “Os conselhos precisam participar efetivamente das decisões e contribuir com a construção das políticas públicas. O terceiro setor realiza um trabalho fundamental, muitas vezes complementando a atuação do poder público. Por isso, nosso compromisso é fortalecer essas entidades e ampliar cada vez mais a participação da sociedade na gestão municipal”.

A secretária da Família, Cidadania e Segurança Alimentar, Gisela Solymos, destacou a integração entre as áreas da secretaria e o papel da prevenção no combate à insegurança alimentar. “A proteção das famílias e a promoção da segurança alimentar acontecem por meio de uma atuação cidadã, com uma sociedade comprometida e com o apoio do poder público. As organizações da sociedade civil são grandes parceiras desse trabalho e queremos ampliar cada vez mais esse diálogo para fortalecer as ações voltadas à população”.

Ao todo, 21 conselheiros tomaram posse, sendo 14 representantes da sociedade civil e 7 do poder público. Entre eles estava Wagner Camarotto, 55 anos, coordenador-geral da Associação Viva Quitaúna, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela entidade. “Fazemos um trabalho social muito importante na região. Além das ações sociais, também atuamos como um movimento de moradia aqui em Osasco. Atualmente, atendemos cerca de 60 famílias cadastradas, que recebem alimentos a cada 15 dias por meio do Banco de Alimentos. Esse apoio é fundamental para garantir mais dignidade e segurança alimentar para essas pessoas”.

Também participaram da cerimônia José Lúcio, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/Osasco), Francis Pontes, secretário da Família de Jandira, Karla Poli, representando o presidente da OAB Osasco, Dr. Alexandre Volpi, e os vereadores Laércio Mendonça e Batista Comunidade.

Últimas postagens