Solenidade marca abertura da programação do Novembro Negro
Texto: Marco Borba
Fotos: Justino Alencar
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, participou quinta-feira, 13/11, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (Avenida Lázaro de Mello Brandão, 300, centro), no Paço Municipal, da solenidade de abertura oficial da programação do Novembro Negro, em alusão ao mês da consciência negra. O evento marcou também a posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) para o biênio 2025-2027.
Estiveram presentes na solenidade o secretário executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulinho Samba de Rua, Eder Máximo (secretário de Planejamento e Gestão), Vera Lopes, ex-presidente do conselho, Maisa Cristina Rocha, da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, e a vereadora Stephane Rossi.

Gerson Pessoa agradeceu a presença dos que participaram da solenidade e aos que há anos iniciaram e aos que atualmente atuam nas pautas em defesa da igualdade racial e combate ao racismo na cidade. Referindo-se, a Vera Lopes, disse: “A senhora é símbolo do movimento negro em nossa cidade e para mim é motivo de muito orgulho ser o primeiro prefeito negro da nossa cidade”.

Em discurso emocionado, Vera Lopes também enalteceu o trabalho das pessoas que a antecederam nas ações em defesa da comunidade negra e no combate ao racismo e intolerância religiosa. “Para mim, é motivo de muito orgulho estar sentada nessa mesa e ver o prefeito se declarar como um homem negro e ver um homem negro (Paulinho Samba de Rua) à frente dessa secretaria (Executiva de Promoção da Igualdade Racial). Isso renova minhas esperanças e nos faz pensar que estamos deixando um bom legado”.

Durante a solenidade, Gerson Pessoa assinou o livro de posse dos novos conselheiros. O Conselho tem 24 representantes do Poder Público e 24 da sociedade civil (titulares e suplentes).
Também prestigiaram o ato o presidente do Sintrasp, Jessé de Castro, Charlene Queiroz (representante do Sesc Osasco), Binho Santos, vice-presidente do Afrouni, Patrícia Peron, vice-presidente do Conselho Municipal de Direito das Mulheres, e Marcos Benedito da Silva, vice-presidente da ACM (Associação Cristã de Moços).
Ao longo dos próximos dias e até 2 de dezembro estão previstas diversas atividades culturais em comemoração ao Novembro Negro na cidade.





