Defesa Civil forma primeira turma do Nudec no Jardim Padroeira

  Defesa Civil

Texto: Marco Borba

Fotos: Justino Alencar

A Defesa Civil de Osasco realizou sexta-feira, 31/10, a formatura do 1º Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) da zona Sul. A cerimônia aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Padroeira (Avenida Padroeira, 100). Ao todo, 13 pessoas do bairro se formaram.

Na capacitação elas  receberam instruções sobre como realizar os primeiros atendimentos em primeiros socorros, percepção de risco e conhecimentos sobre desastres naturais. A medida visa tornar a comunidade mais resiliente e preparada para situações de emergência, causadas por exemplo por alagamentos, deslizamentos, desabamentos e incêndios, e prevenção de acidentes domésticos.

Segundo a Defesa Civil, é a terceira turma formada este ano. As outras duas são da  zona Norte: Jardim Bonança (Morro do Socó) e Portal D’Oeste. Estão previstos, no total, dez Nudecs no município.

A capacitação de novas turmas será retomada em abril do próximo ano, porque a partir de dezembro, com o início do período mais chuvoso, a Defesa Civil  entra no chamado plano de contingência (ocasião em que as equipes ficam de prontidão para os chamados de emergência). A capacitação é feita durante 5 dias, com carga horária total de 10 horas.

O evento contou com as presenças  do coordenador da Defesa Civil, Renato Castineira; Cláudio Clóvis, diretor de emergências (setor responsável por ações humanitárias); Valmir Carneiro, diretor operacional; demais integrantes da Defesa Civil; e o secretário de Finanças, Pedro Sotero.

“A ideia (da capacitação nas comunidades) é que essas pessoas sejam o braço da Defesa Civil  dentro das comunidades. Eles é que fazem a comunicação diretamente com a gente quando surge alguma emergência no local. Dependendo do caso, eles é que realizam os primeiros atendimentos até a chegada da Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros”, disse Castineira.

“A participação das pessoas na capacitação é a prova de que quando a comunidade se une é possível agir de forma preventiva para salvar vidas. Agir preventivamente  é fundamental para evitar riscos e assim contribuir com o trabalho da Defesa Civil”, pontuou Sotero.

Como contribuir para minimizar os efeitos da chuva na cidade?

A população osasquense pode ajudar na prevenção a enchentes não jogando lixo e entulho, móveis velhos e demais materiais inservíveis em calçadas, vias públicas, ou córregos (a cidade conta com oito ecopontos – confira endereços em www.osasco.sp.gov.br, porque isso contribui para o entupimento das bocas de lobo, e não desmatar ou construir em áreas de encostas, o que resulta em deslizamentos de terra e desabamento de muros e residências.

Em situações de emergência, ligue para a Defesa Civil no telefone 199 (24 horas) ou para o Corpo de Bombeiros no 193 (24 horas).

Últimas postagens