Osasco promove a 1ª Caminhada da Pessoa com Deficiência
Texto: Elisangela Silva
Imagem: Caio Henrique
O Setembro Verde marca o mês de conscientização pela inclusão de Pessoas com Deficiência e a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Osasco, realizou no domingo, 15/09, a 1ª Caminhada PcD de Osasco, representando todas as deficiências.
A concentração foi no estacionamento da prefeitura (Vila Campesina) e o trajeto percorreu 850 metros entre as ruas Dimitri Sensaud de Lavoud, Avenida Lázaro de Mello Brandão, Rua Albino Guilherme Esteves, Praça Mário Batiston, Rua Armando Binoti, Rua Narcisio Sturlini retornando ao estacionamento da prefeitura.
A estrutura contou com tendas para distribuição de água, lanches, oficina de cartazes e cães de ajuda social (Boris e Caju, da raça Golden Retriever), além do apoio das secretarias de Saúde, Educação, Esporte, Transportes e Mobilidade Urbana, Comunicação, Serviços e Obras, Secretaria de Segurança e Controle Urbano e da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO).
O evento reuniu pessoas com diversas deficiências, familiares, amigos, educadores, profissionais e voluntários de Osasco e de outras cidades. A Lei nº 11.133/2005 instituiu o dia 21/9 como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de ações para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, bem como combater o capacitismo e as diferenças.
Representando o prefeito Rogério Lins, Érica Lemos, secretária Executiva da Pessoa com Deficiência, celebrou a 1ª Caminhada PcD de Osasco. “A caminhada é importante para trazer visibilidade, conscientização acerca das deficiências das pessoas com deficiência no nosso município e propor políticas públicas nesse sentido”, disse. Também esteve no evento, José Virgolino de Oliveira, secretário de Segurança e Controle Urbano.
Andrea Afonso Almeida, moradora do bairro Baronesa, participou da caminhada junto com o filho, Arthur Rafael Afonso Almeida (9), que possui deficiência auditiva. Para ela estar na caminhada com o filho teve um propósito. “É uma caminhada em que todos os portadores de deficiência participam e mostra para população que eles existem e têm vez na sociedade”, concluiu.
Eufrodise Silva Santos, moradora do bairro Piratininga, também esteve na 1ª Caminhada PcD de Osasco com a filha, Janaina Silva Almeida Santos (34), que tem paralisia cerebral. Eufrodise contou que não é primeira vez que participa desse tipo de ação e destacou a importância. “Para ter mais oportunidades para eles”, finalizou. No final da 1ª Caminhada PcD de Osasco todos os participantes receberam uma medalha e um kit lanche.
O Viaduto Metálico, um dos cartões postais mais importantes de Osasco, receberá entre os dias 14 e 17/9, iluminação da cor verde, em alusão ao mês de luta pela inclusão de pessoas com deficiência.