Centro de Equoterapia ajuda no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais

  Educação

Texto: Lucas Pedrosa
Fotos: Marcelo Deck

Um dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, é a equoterapia. O método terapêutico utiliza cavalos para ajudar no desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, psicológica ou cognitiva. Atualmente, as sessões são realizadas no Centro de Equoterapia no Parque Chico Mendes, localizado na Rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba.

No município, o serviço é oferecido aos alunos da rede municipal de ensino que, antes de iniciarem o tratamento, são submetidos a avaliação dos técnicos do Centro de Equoterapia e até médicos especialistas, caso haja necessidade. Dependendo do tipo de necessidade especial que a pessoa tem, a equoterapia não pode ser utilizada.

Segundo especialistas, entre os benefícios físicos do tratamento está o fortalecimento da musculatura e a coordenação. Vale observar que a marcha do cavalo simula o andar de uma pessoa. Esses movimentos do animal transmitem impulsos e imagens cerebrais capazes de auxiliar o aprendizado do paciente. Os ganhos também são mentais, já que durante as sessões, o terapeuta trabalha o raciocínio e a percepção

Gislaine Moreira de Araújo, mãe do Heitor Araújo Rocha, 10 anos, contou como a equoterapia está ajudando seu filho que tem Transtorno do Espectro do Autista: “tem ajudado na parte da irritabilidade, na postura, na afetividade e na socialização. Ficamos mais de um ano trancados com ele por conta da pandemia e isso deixou ele mais irritado do que ele já era. Agora, com a equoterapia, ele está melhorando”, disse.

O Centro de Equoterapia atende 120 alunos da rede municipal de ensino. Os pacientes podem fazer as sessões durante um ano, uma vez por semana, sendo que cada sessão tem duração de até 30 minutos, o que é recomendado pela Associação Nacional de Equoterapia.

A fisioterapeuta Andressa Dalmas relatou como é trabalhar 15 anos no Centro de Equoterapia. “Eu falo que isso aqui é minha energia. As crianças e os cavalos são as coisas mais puras que uma pessoa pode trabalhar na vida. Aqui eu não deixo”, revelou.

O serviço da Prefeitura possui quatro cavalos. Antes de integrarem a equoterapia, os animais passam por treinamento para que o tratamento com os pacientes dê resultado satisfatório.

Posts Recomendados
Pular para o conteúdo