Escola de Educadores inova na capacitação dos docentes da rede municipal de ensino

Educação

Em encontros presenciais e on-line, os profissionais têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento escolar

Texto: Kelly Cerqueira
Foto: Ivan Cruz

O projeto Escola de Educadores, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco, tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino, aprimorando a atuação dos educadores e gestores com base em estudos, pesquisas, reflexão e ação sobre a prática, por meio de cursos e palestras.

A ação, que faz parte do programa Eu Tenho Futuro, busca desenvolver atividades pedagógicas mais eficazes e criar intervenções inovadoras para garantir um ensino de qualidade superior aos alunos.

Para o prefeito Rogério Lins, disponibilizar esse projeto para a cidade representa uma chance de progresso para toda a comunidade. Ele afirmou que as formações proporcionam diversos benefícios ao desenvolvimento dos educadores. “Investir em educação é uma forma de construir um futuro próspero e o projeto Escola de Educadores desempenha um papel fundamental nesse processo”.

Para os encontros presenciais, as formações acontecem em espaços com estrutura de alta qualidade, no Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Osasco, que este ano inaugurou dois novos Espaços Coletivos de Aprendizagem Docente (ECAD), voltados para o atendimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O espaço da Educação Infantil é inspirado na metodologia montessoriana e abordagens pikleriana e reggiana, proporcionando um ambiente diferenciado para aprimorar a prática pedagógica dos professores.

Já o espaço destinado aos encontros de professores de Ensino Fundamental é um laboratório de experiências inspirado na concepção de aprendizagem baseada em projetos e metodologias ativas.

Segundo o secretário de Educação, Cláudio Piteri, as ações do projeto valorizam o conhecimento com foco no respeito, colaboração e inovação.

As novidades não param por aí. Palestrantes conceituados estarão à frente das formações destinadas aos gestores, além das novas abordagens dos cursos on-line. E ainda, o atendimento aos profissionais da educação também faz parte das inovações do plano de trabalho deste ano.

A cada encontro, os educadores ampliam seus conhecimentos, refletindo assim, no principal objetivo da gestão: o desenvolvimento da educação.

Posts Recomendados