Carreta da Mamografia fica no estacionamento da Prefeitura até 25/11

Olga Liotta
Imagens: Fernanda Cazarini

Começou na terça-feira, 14/11, no estacionamento da Prefeitura de Osasco (Rua Narciso Sturlini, s/nº – Vila Campesina), o atendimento da Carreta da Mamografia, do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria do Estado de Saúde. Em Osasco até o dia 25/11, a carreta oferece o serviço móvel de realização de exames para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, por ordem de chegada. Durante a semana são disponibilizados 50 atendimentos e, aos sábados, 25. O serviço da unidade móvel é acompanhado pelo supervisor da Unidade Móvel, Murilo Prado.

No feriado da Proclamação da República (15) o atendimento foi suspenso, retornando normalmente do dia 16, torna a parar no dia do feriado da Consciência Negra, 20, retornando dia 21 até o dia 25/11.

Letícia Rosa. F. Souza, 44, do Jardim D’Abril, foi atendida e agradeceu essa parceria entre Estado e prefeitura por disponibilizar esse serviço tão importante à saúde da mulher.

“Fiquei sabendo pela minha patroa, porque tenho queloide e histórico de câncer na família. No autoexame achei um nódulo e o médico da UBS que eu passo encaminhou para fazer o ultrassom. Fui bem orientada e já liguei para minha irmã vir na quinta-feira, na primeira hora, pois precisamos fazer a prevenção e tratamento, se necessário”, comentou.

Queren Hapuque B. Rodrigues, 37, também utilizou o serviço. Ela tem histórico na família e, apesar de não estar na idade recomendada, faz acompanhamento anual. “Foi bem fácil. Consegui chegar, pegar minha senha, preencher um cadastro rápido, apresentei o pedido médico e logo fui chamada para realizar o exame”, comentou.

Podem utilizar o serviço mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Basta apresentar RG e cartão SUS.  Já as mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar o pedido médico do exame, RG e cartão do SUS.

A Carreta da Mamografia – “Mulheres de Peito” ficará no município até o último sábado do mês, dia 25/11. Depois seguirá para outras cidades.