Osasco decreta obrigatoriedade do uso de máscara

Osasco

Imagens: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco publicou o Decreto nº 12.442, na Imprensa Oficial de 27/4, determinando a obrigatoriedade do uso de máscara de tecido ou descartável a partir do dia 29/4. As medidas, de acordo com o despacho do prefeito Rogério Lins, visam garantir a saúde pública, criar hábitos de proteção individual e, ao mesmo tempo, possibilitar a futura retomada gradual das atividades comerciais no município.

A partir do dia 29/4 passa a ser obrigatória a utilização de máscaras de proteção, descartáveis ou confeccionadas em tecido, em todos os serviços de transportes de passageiros públicos ou privados, tais como: ônibus, táxis e por aplicativos, sob pena de recusa de embarque.

O decreto também traz alterações nas medidas que devem ser adotadas em estabelecimentos comerciais. A partir de 1º de maio, os estabelecimentos com área igual ou superior a mil metros quadrados deverão promover a demarcação no solo, nos espaços destinados às filas de clientes em atendimento, para que permaneçam em espera a uma distância mínima de um metro uns dos outros.

Também deverão limitar o número de clientes em atendimento, evitando a aglomeração de pessoas, fixando a permanência de, no máximo, duas pessoas por grupo familiar e limitando o uso do espaço destinado ao atendimento de clientes a no máximo uma pessoa para cada cinco metros quadrados de área útil.

Além disso, os estabelecimentos deverão fornecer luvas e máscaras para uso dos seus funcionários e impedir o atendimento de clientes que não estejam usando máscaras de proteção.

Outra norma determinada pelo decreto diz respeito a aferição de temperatura corporal dos clientes e funcionários antes de adentrarem ao recinto, através de termômetros infravermelhos ou outro instrumento correlato. Caso seja aferida temperatura de 37,8, ou superior, não será permitida a entrada do cliente no estabelecimento.

De acordo com o prefeito, a fiscalização do uso de máscara será realizada no município. A medida protetiva tem sido orientada pelo Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus.

Confira o Decreto aqui

MÁSCARAS DE TECIDO

A Prefeitura efetuou a entrega de mais de 180 mil máscaras de tecido à população. Foram ações em feiras livres, comunidades, semáforos e terminais de ônibus. Nos dias 27 e 28, a distribuição ocorreu nas escolas da rede municipal, onde pais e responsáveis compareceram para retirar o Caderno de Atividades dos filhos.